“Uma casa de portas abertas”
O que está sendo planejado para o centenário da União Fraterna?
A União Fraterna vai fazer 100 anos agora em 2025, mais precisamente no mês de novembro. E já demos início a uma série de atividades importantes para marcar a data. Como parte da história da Lapa e tombado pelo patrimônio histórico, o prédio da União ganhará mais uma fase de restauro, que contribuirá para que sua estrutura brilhe ainda mais, atendendo com mais conforto todos aqueles que fazem seus eventos aqui. E falando em festa, para comemorar o centenário, estamos programando quatro grandes eventos, que vão acontecer a partir de agosto, culminando com a grande festa de aniversário, em novembro.
Fale um pouco da importância desse espaço para o bairro.
Construído por italianos, a União Fraterna durante muitos anos atendeu à comunidade italiana que se estabeleceu na região da Lapa. Mas, com o passar do tempo, tornou-se referência para todos os lapeanos, sendo um ponto de encontro e de diversão. Hoje, esse salão está de braços aberto à toda a comunidade e aos paulistanos em geral. Queremos que as pessoas pensem na União Fraterna como um espaço para reunir os amigos, as famílias, fazer um evento. E indicar o espaço para quem vocês conhecem. Porque todo o dinheiro que arrecadamos aqui é voltado para a manutenção do prédio e seu restauro e para ajudar a Unidown a continuar crescendo.
Qual o trabalho desenvolvido hoje para esta instituição?
Apoiamos uma atividade muito importante aqui para a região, que é a Unidown, que cuida de mais de 400 crianças e jovens com síndrome de Down, oferecendo atividades no contraturno escolar, com aulas de inglês, teatro, profissionalizantes (cabelereiro, cozinha) e o Baladown, que acontece aqui no União Fraterna, reunindo essas pessoas atendidas pela Unidown, suas famílias e convidados para se divertir e confraternizar, com muita música e dança. A Unidown é uma entidade que a União Fraterna abraçou, mas que toda comunidade pode e deve ajudar.