Na próxima quarta-feira, 16, haverá eleição para as diretorias dos Conselhos Comunitários de Segurança, os Consegs, de todo o Estado de São Paulo. Como órgãos formados por membros da população e representantes de entidades que apoiam as forças policiais em uma determinada região, os Consegs deveriam, efetivamente, mobilizar as comunidades, para que, unidos aos órgãos públicos, os moradores possam ajudar a discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções dos problemas que se refletem na segurança e na qualidade de vida local.
Ao que parece, no entanto, na área que envolve a Subprefeitura Lapa os Consegs não têm despertado o interesse da população da Lapa, Leopoldina e Perdizes. E isso fica claro quando, ao ter a oportunidade de disputar um cargo na diretoria e participar das decisões e do trabalho realizado por esses conselhos, os moradores não se manifestam, permitindo que, nos três Consegs, os membros diretivos sejam aclamados em chapas únicas.
O Jornal da Gente acompanha o importante serviço realizado pelos nossos conselhos, que se empenham em receber e dar devolutivas sobre as demandas dos moradores, e isso não apenas em relação aos roubos, furtos e assaltos, mas também sobre problemas de zeladoria e trânsito, que muitas vezes interferem na segurança local. Mas, infelizmente, o que percebemos é que a participação da população nas reuniões mensais dos Consegs, especialmente nos da Lapa e Leopoldina, é na maioria das vezes muito aquém do esperado.
Se é assim, como os moradores esperam ver suas demandas atendidas? Com maior participação popular, esses conselhos poderiam fazer muito mais, orientando de forma mais efetiva as polícias sobre os tipos de crimes que acontecem em nossa região e mapeando onde os criminosos estão atuando a cada momento. Como a própria polícia não se cansa de alertar, com o efetivo ‘apertado’, o alerta a população é fundamental, pois com isso é possível direcionar os policiais para o policiamento preventivo nas áreas mais afetadas.
Sabemos que a criminalidade nunca terá fim. Sempre que se vêem encurralados, os bandidos rapidamente migram para outro local. Mas esse círculo vicioso, sem dúvida, pode ser mais bem monitorado, permitindo respostas mais rápidas por parte da polícia, quando há cooperação da população com as delegacias, batalhões e guarda civil.
Portanto, vamos aproveitar esse canal tão importante que são os Consegs para exercer o nosso poder de cidadania. Cada um fazendo a sua parte, todos ganham!