A jornada de uma mulher em busca do emagrecimento é o tema do solo autoral “116 Gramas – Peça para Emagrecer”, da atriz Letícia Rodrigues, em cartaz no sábado, 19, às 21h, e domingo, 20, às 19h, no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295 – Lapa), com apresentações gratuitas.
O enredo mergulha na experiência de um corpo gordo em busca do emagrecimento. Propõe a reflexão sobre o desejo de pertencimento e as pressões exercidas pela sociedade em relação à imagem corporal.
Na narrativa, do gênero autoficcional, a história da personagem se mistura com a da autora, que tenta viver a sua trajetória de heroína. Letícia, a cada dia que se apresenta para uma nova plateia, tenta alcançar o mesmo objetivo: emagrecer 116 gramas. A fim de queimar as calorias necessárias para tanto, ela cria um espetáculo teatral, um experimento performativo, uma espécie de aula de academia, praticando exercícios, formulando cálculos, a personagem se perde em teorias, compartilha memórias e encontra poesia em cada gota de suor que escorre pelo seu corpo.
“A tentativa de me livrar de 116 gramas por apresentação pode parecer violenta, mas é, na realidade, o único meio que encontrei de seguir. E eu quero seguir. Esse espetáculo é a minha cura, o meu meio de conseguir falar o que tenho tentado há tanto tempo dizer. É o meio de me afirmar como uma artista paulistana que segue aqui, nem tão firme, nem tão forte, mas segue. São as pazes que faço comigo, com o teatro, com a dança, com a performance e, o mais importante, com o público” relata Letícia.
“116 gramas – Peça para emagrecer” é uma reflexão sobre a pressão social para o emagrecimento, a relação da atriz com seu próprio corpo e a busca por aceitação em um mundo que impõe padrões de beleza. A peça também aborda a contradição entre a aceitação de si e o ódio imposto pelo outro em relação aos corpos gordos.