Vamos falar de cultura!

0
46

No nosso dia a dia, somos impactados a todo momento por notícias negativas. Tanto é assim que as coisas boas que acontecem aqui na região, muitas vezes, acabam passando despercebidas. Por isso hoje, neste espaço, preferi deixar de lado, por exemplo, os problemas envolvendo a segurança, como os arrastões para roubo de joias e celulares que estão amedrontando todos nós, moradores. Ou falar sobre a precariedade dos serviços de zeladoria. Ao invés disso, quero chamar a atenção para um programa interessante e inovador que a Prefeitura de São Paulo vem pondo em prática, desde 2022, para incrementar a cultura nas várias regiões da cidade, especialmente nas áreas mais carentes desse tipo de serviço.
Trata-se do projeto “Praças da Cultura”, que neste final de semana trará uma extensa programação de atividades lúdicas, música, dança e contação de história para três espaços públicos aqui da região: na Água Branca, as atividades acontecem na Praça Conde Francisco Matarazzo Júnior; na Leopoldina, o espaço escolhido é a recém revitalizada Praça Cyla Remundini; e, na Jaguara, a Praça Capitão-Mor Souza Botafogo.
O projeto é realizado em locais abertos, como as praças, justamente para que as atividades culturais, tão importantes para o desenvolvimento psicossocial das pessoas, sejam democratizadas, integrando a população e proporcionando momentos de lazer gratuito a todos, sem distinção. Além, o que também é importante, de valorizar os artistas locais.
E falando de iniciativas culturais e de lazer, especialmente as gratuitas, vale lembrar que a região da Lapa está bem servida nesse sentido.
Temos, aqui, o Teatro Cacilda Becker, com uma extensa e rica programação de espetáculos teatrais, de dança e música; o Tendal da Lapa, que oferece opções mais alternativas e voltadas ao público jovem; e os CEUS, que abrem seus portões para além da educação, sediando atividades lúdicas e campeonatos esportivos voltados a toda a comunidade do entorno. Isso sem falar que a Lapa tem um dos clubes mais completos da cidade, o Pelezão, hoje passando por um completo processo de revitalização e que oferece um complexo aquático novinho em folha, campo de futebol, ginásios onde acontecem as mais diversas atividades, e quadras esportivas.
Vamos, então, buscar aproveitar melhor a vida em comunidade, usando com mais frequência os espaços públicos que temos à disposição tão perto de nós. De problemas, já chega o que enfrentamos em nossas rotinas!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA