Uma área com forte apelo imobiliário, a Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, deve se transformar em um extenso boulevard, ligando a Zona Oeste à região central e à Zona Leste. A iniciativa, conduzida pela SP Urbanismo e pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), já recebeu o sinal verde do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que autorizou o início do processo licitatório para a contratação do projeto básico e estudo de impacto ambiental.
Com foco na mobilidade ativa, no transporte coletivo e na ampliação das áreas verdes, o projeto contempla intervenções urbanísticas ao longo de toda a Avenida Marquês de São Vicente, entre a Avenida Sérgio Tomás, na Barra Funda, e a Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, fortalecendo o eixo de ligação Leste-Oeste da capital.
Paralelo à Marginal Tietê, o traçado proposto transformará uma área historicamente árida em um corredor verde com calçadas-parque e canteiros-parque, promovendo maior qualidade de vida à população. Serão implantados, ao todo, 12 km de ciclovias, 69,7 mil m² de calçadas e 90 mil m² de parque linear.
Com 6,9 km de extensão, o novo boulevard será uma via arborizada com ciclovias, parque linear e prioridade para o transporte público. O projeto contempla duas faixas de rolamento por sentido para veículos particulares, uma faixa exclusiva para o transporte público e uma faixa azul destinada a motocicletas. As ciclovias serão implantadas no canteiro central nos trechos mais largos e junto às calçadas nos demais, assegurando conforto e segurança aos ciclistas.
A nova infraestrutura incluirá transposições viárias em pontos estratégicos, como a Avenida do Estado, a Avenida Tiradentes e a própria Avenida Salim Farah Maluf, garantindo fluidez no tráfego e integração multimodal.
Com a concretização deste projeto, abre-se a possibilidade de futura desativação do Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) para o tráfego de veículos — medida prevista no Plano Diretor Estratégico (PDE) com execução até 2029.