USP e Prefeitura realizam oficina na Lapa para elaborar Plano de Bairro

0
43

Na quinta-feira, 6, às 19h30, a Escola Politécnica da USP e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMUL) realizam, no auditório da Subprefeitura Lapa (Rua Guaicurus, 1.000), uma oficina com os moradores da região para levantar problemas, soluções e potencialidades do bairro. As informações vão auxiliar na elaboração dos planos de bairro do município, previsto no Plano Diretor Estratégico (PDE).

A área de abrangência da pesquisa terá como limites o trilho do trem (ao Norte), a Rua Camilo (ao Sul), a Rua Nossa Senhora da Lapa (a Oeste) e a Avenida Pompeia (a Leste).

O projeto conta com apoio e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e de outras instituições parceiras.

“Para a elaboração dos planos de bairro, falta um referencial que oriente a concepção e a regulação dos planos de bairro, com conteúdo pertinente, apresentando métodos apropriados para fomento ao desenvolvimento local e instruindo sobre como elaborar um plano de bairro. É nesse processo de “Políticas Públicas em Construção” que este projeto de pesquisa se insere, com o objetivo de investigar e estabelecer procedimentos de suporte à elaboração e gestão de planos de bairro no município de São Paulo”, explica Deiny Façanha Costa, pesquisadora da Poli/USP que atua nas áreas de Planejamento Urbano e Regional. “Pretende-se gerar um instrumento orientativo para a execução desse componente do Plano Diretor de São Paulo, que beneficie a população do município como um todo, a partir do endereçamento apropriado de questões locais. O trabalho inclui estudo bibliográfico, histórico, institucional, regulatório e normativo, assim como levantamento e sistematização de dados abertos e dos disponibilizados pela PMSP. Além disso, para coletar percepções e informações adicionais, estão previstos levantamentos de dados primários em áreas de estudo com pedestres e comunidade local, além de atividades participativas com gestores públicos e outros agentes convidados”, ressalta a pesquisadora.

A Poli/USP e a SMUL estão disponibilizando um site do projeto de pesquisa (

ww.sites.usp.br/planbairros/) e um whatsapp para  mais informações (11) 99391-8819.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA