A correria do dia a dia faz o tempo passar tão depressa que, quando nos damos conta, mais um ano chegou ao fim…. Só percebi que o Natal, de novo, já está batendo à nossa porta quando, no último final de semana, fui ao Parque Villa-Lôbos conferir de perto a bela árvore símbolo do Natal da cidade brilhando e iluminando São Paulo a partir aqui da nossa região. Do alto de seus 55 metros e adornada com 288 mil pontos de luz, ela se impõe na paisagem paulistana, fincada às margens do entroncamento dos rios Pinheiros e Tietê.
A Lapa tem muitos lugares especiais, que se destacam como pontos gastronômicos, de cultura e lazer de São Paulo: o próprio Parque Villa-Lôbos, que atrai paulistanos de todos os bairros em busca de diversão é um deles, além do Mercado Municipal e do prédio da União Fraterna, há 100 anos palco de bailes, jantares dançantes e, mais recentemente, também de grandes eventos.
A colossal árvore de Natal erguida pela Prefeitura em parceria com a Coca-Cola vem se somar a todos esses pontos de referência dos paulistanos na Lapa, transformando nossa região em um enorme cartão postal para festejar o nascimento de Jesus e a chegada do Papai Noel.
Aqui na Lapa – cujo nome, vale ressaltar, significa ‘Gruta”, fazendo menção ao local, em Belém, onde Jesus nasceu – a tradição de enfeitar ruas, casas e estabelecimentos comerciais na época do Natal sempre foi muito forte. Na área residencial do Alto da Lapa, os vizinhos, todo ano, fazem uma saudável competição para disputar quem monta a melhor decoração no jardim das casas, que se enchem não apenas de “cortinas” de luzes, mas de presépios enormes, papais noeis coloridos, renas e muito mais. A criatividade dos enfeites chama tanto a atenção que as pessoas de toda a região vão até lá passear, de carro ou a pé, para conferir cada jardim decorado e.
Nos comércios, para marcar essa época do ano a Distrital Oeste da Associação Comercial de São Paulo também realiza, em parceria com a Prefeitura, uma competição com o objetivo de tornar, a cada ano, o bairro mais iluminado. O Natal Iluminado, além de aumentar as vendas de final de ano dos lojistas, compartilha o espírito natalino pela região, motivando os moradores a sair para curtir essa época do ano tão especial.
É por essas e outras que todos nós, independente de nosso credo ou apetite para o consumo, devemos nos preparar e viver intensamente a magia do Natal. Esta é a época do ano em que podemos nos dar ao luxo de refletir e relaxar, fazendo, então, o tempo passar mais devagar…






























