Secretaria do Verde apresenta Catálogo de Soluções Baseadas na Natureza no CADES Lapa

0
40

A Prefeitura acaba de lançar o Catálogo de Soluções Baseadas na Natureza, iniciativa inédita da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) que visa reunir e difundir estratégias práticas voltadas ao fortalecimento da biodiversidade e à ampliação dos serviços ecossistêmicos na cidade.

Para detalhar o conteúdo do catálogo, o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Lapa convidou, na quarta-feira, 21, a coordenadora da SVMA, Alexandra Aguiar, a dar uma palestra sobre o assunto durante a reunião mensal do órgão.

“O catálogo vislumbra o que queremos para a cidade em relação ao meio ambiente, apresentando ideias de soluções baseadas na natureza que podem ser aplicadas no curto, médio e longo prazos”, explica ela.  “É um caminho para ajudar a enfrentar os desafios que se apresentam com as mudanças climáticas”.

Com uma linguagem simples e direta, ele serve tanto para quem deseja criar um pequeno jardim quanto para quem planeja grandes intervenções, sendo um convite aos variados atores a mudar o modo de produzir a cidade.

O catálogo organiza mais de 90 soluções distribuídas em 11 grupos temáticos, que contemplam estratégias relacionadas à flora, fauna, drenagem sustentável, áreas verdes e edificações. As orientações vão desde intervenções simples — como jardins biodiversos e canteiros não roçados — até soluções mais complexas, como renaturalização de rios, implantação de corredores ecológicos, parques reservatórios e telhados verdes. Todas as fichas destacam princípios fundamentais, como a priorização de espécies nativas, a prevenção de espécies invasoras e a promoção da conectividade entre fragmentos de vegetação.

“Voltado a gestores públicos, profissionais, organizações da sociedade civil e cidadãos, o catálogo é um instrumento para estimular o diálogo entre esses diversos públicos, reunindo ideias avançadas, muitas delas ainda não difundidas nem nos países europeus”, destaca a coordenadora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA