Iniciativa do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs), a mudança de nome da Praça Nossa Senhora do Ó (Bela Aliança) para Praça José Getúlio de Lima, agora tem força de lei, uma vez que o prefeito Gilberto Kassab sancionou projeto de autoria dos vereadores Goulart (PSD), Claudinho (PSDB) e Police Neto (PSD). O nome Freguesia do Ó causava muita confusão na região da Lapa. Por isso o Consabs, na gestão de Boneli, começou a lutar para que a praça fosse rebatizada.
José Getúlio de Lima (1908-1975), patrono da área verde no final da Rua Passo da Pátria, foi um célebre educador lapeano. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, foi ativista do Movimento Constitucionalista de 1932. No ano seguinte, foi eleito deputado na Assembleia Constituinte, promulgada em 1934.
A partir de 1939, José Getúlio de Lima passava a atuar como procurador do Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que começava a se preocupar com os rumos da educação na capital. Em 1941, fundou na Rua Clélia, esquina com a Rua Anastácio (atual Nossa Senhora da Lapa), o Colégio Conselheiro Lafayette, com cursos de jardim da infância, primário e ginásio, além de Conservatório Musical.
Em 1948, o governo paulista, desejando fundar rapidamente o Primeiro Ginásio Estadual da Lapa, propôs a desapropriação da área e edificação do Lafayette. Nascia, assim, o Ginásio Estadual Anhanguera, no prédio onde hoje funciona a Escola Estadual Pereira Barreto.
Nos anos 50, convidado pelo presidente Getúlio Vargas, organizava no Serviço Social de Menores da República, o Instituto Educacional 15 de Novembro, que se tornaria exemplo no campo de readaptação e educação de menores desamparados.