Vitória comunitária

0
1137

A notícia que publicamos com exclusividade nesta edição dando conta que até meados de novembro será aberta licitação para revitalização do sistema de drenagem na Vila Pompeia, é digna de reflexão.
A construção de duas novas galerias no sistema de drenagem do Córrego Água Preta e Córrego Sumaré (Água Branca) atende a uma reivindicação histórica da Associação Amigos da Vila Pompeia conduzida ao longo dos últimos 16 anos por Maria Antonietta Lima e Silva, presidente da entidade.
Os capítulos dessa novela, que ao que tudo indica caminha para um final feliz, formam um enredo no qual qualquer liderança comunitária pode, seguramente, se inspirar. Antonietta entrou nesta luta comunitária, em 1994, sabendo que teria que vencer um adversário poderoso e teimoso: a burocracia dos gabinetes da Prefeitura Municipal de São Paulo, que, via de regra e inexplicavelmente, sempre olhou com desdém para as enchentes em áreas como as avenidas Francisco Matarazzo, Pompeia e Sumaré e ruas como Turiaçu, Barão do Bananal entre outras.
Munida de fotos, mapas, estudos e propostas feitas por especialistas em drenagem urbana, Antonietta passou mais de uma década e meia dialogando, muitas vezes em tom enérgico, com técnicos, secretários e prefeitos, mostrando a todos a fragilidade do tecido urbano da Pompeia. Com uma visão ampla do bairro, ela aproveitava cada visita aos gabinetes oficias para reivindicar outras demandas comunitárias como melhorias no sistema viário e ampliação de áreas verdes na região. Foi assim que Antonietta agiu em agosto deste ano ao se reunir com o Secretário Municipal do Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalém. A pauta principal da reunião era justamente o problema das enchentes na Pompeia. Mas, aproveitando a ocasião de um diálogo frente a frente com Bucalém e técnicos da Secretaria, Maria Antonietta tocou em outros assuntos, como as obras na futura área verde na Rua Pedro Machado e a necessária ampliação da Avenida Auro Soares de Moura Andrade.
Hoje, a comunidade colhe os frutos do trabalho da presidente da Associação Amigos da Vila Pompeia, que durante todo esse tempo contou com o apoio de outro referência comunitária, José Benedito Boneli, presidente do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consasbs).
Essas duas lideranças regionais mostram o real valor e a grande importância do associativismo, marca registrada dos bairros da gente tanto no passado quanto no presente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA