O Jornal da Gente contratou um sistema de monitoramento por câmeras para vigiar todo o quarteirão da Rua Marco Aurélio, esquina com Aurélia, onde fica a sede da empresa, contribuindo para  a segurança de seus colaboradores e de toda a comunidade da região.
 A medida foi tomada depois que dois veículos de profissionais da equipe de reportagem foram furtados, na porta do jornal.
 O sistema de vigilância monitora e grava toda a movimentação do lado interno e externo do prédio, indentificando pessoas e veículos.
 Durante a semana, as câmeras registraram imagens de carroceiros, colocando, irregularmente, entulho no pé de uma arvore,  na calçada ao lado da Praça Cláudio Galeno, localizada na Rua Marco Aurélio.
 A seqüência  dos quadros mostra a ação dos catadores, contratados por moradores ou empresários da própria comunidade que pagam para o transporte do entulho, que acaba despejado a poucos metros de suas casas, em locais públicos como a praça Cláudio Galeno, ruas  ou em calçadas, sujando a cidade e impedindo a passagem de pedestres.
O que fazer
Segundo a assessoria da Subpre-feitura da Lapa, é preciso que os moradores denunciem as irregularidades pelo 156 ou pelo setor de fiscalização da Subprefeitura da Lapa pelo telefone 3396-7500, fornecendo informações que identifique o infrator como placa do veículo ou foto.
 A multa para quem joga entulho ou lixo em áreas públicas e calçadas, fora de dia e horário apropriado, segue as penalidades propostas pela Lei 13.478/02, artigo 160, que estabelece  multa de R$ 500,00 para a primeira vez que a irregularidade for cometida.
 Já o Artigo 161 da mesma Lei esclarece ainda que a multa será de R$ 500,00 por dia, para volumes superiores a 50 quilos.
 A subprefeitura  esclarece que “até 20 quilos ou 20 litros o morador pode colocar o entulho junto com o lixo domiciliar na porta da sua casa, até duas horas antes do horário previsto para  coleta. O material deve estar acondicionado em sacos resistentes. Outra alternativa é contratar caçambas ou ainda levar para Eco Pontos (o mais próximo fica em Pinheiros) e deixar gratuitamente o entulho”.
 
 




























