A inauguração do Parque Contemplativo e Cultural Orlando Villas Bôas que irá ocupar a área da antiga usina de compostagem de Vila Leopoldina está prevista para dezembro de 2008, segundo o cronograma fixado na reunião de segunda-feira, 12, entre a subprefeita da Lapa Luiza Nagib Eluf, o promotor de Meio Ambiente José Eduardo Ismael Lutti, a arquiteta do Departamento de Parques e Áreas Verdes, Elaine Silva, e assessores da Sub Lapa.
O representante do Limpurb, responsável pela área da ex-usina, Weber Ciloni, era esperado mas não compareceu. Mesmo assim, a subprefeita garantiu sua participação por celular.
A arquiteta Elaine explicou que somente será possível iniciar a descontaminação após a desocupação total da área, que hoje é utilizada por três cooperativas de reciclagem. “É preciso fazer um relatório da descon-taminação e do custo desse trabalho”, afirmou Elaine.
Transbordo de inertes
A subprefeita pediu informações sobre o encerramento do transbordo. “O prazo de descontaminação é 15 de janeiro”, disse Eluf.
O promotor anunciou que, segundo informações da procura- dora de justiça, a licitação da construção de aterro que vai receber os inertes (entulho) despejados na ex-usina deve sair em dez dias.
Segundo a Subprefeitura as cooperativas serão transferidas para Avenida Presidente Castelo Branco, 7741. O cronograma envolve a Secretaria de Verde e Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços além da Subprefeitura da Lapa que irá fiscalizar a obra.