Por um novo Fórum de justiça

0
834

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

A 96ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Lapa) está prestes a conquistar definitivamente um novo local de trabalho para os advogados. A entidade entrou em contato com o governador Geraldo Alckmin para a obtenção de um novo Fórum Regional Lapa. Localizado na Rua Clemente Álvares, o prédio de quatro andares tem 19 anos de existência, sendo considerado ultrapassado para prestar um atendimento digno para a classe.
A diretoria da OAB-Lapa, liderada por Helena Maria Diniz, acredita que encontrando um terreno com cinco mil metros quadrados, localizado nas imediações do bairro da Lapa, haveria condições de orçar as obras para um edifício adequado para abrigar o Fórum Regional Lapa até julho do ano que vem. A construção do novo local ficaria para o ano de 2006.
O Fórum da Clemente Álvares seria desativado e todos os seus trabalhos seriam transferidos para o novo Fórum. Helena pretende encontrar um terreno nas redondezas das Avenidas Ermano Marchetti ou Marquês de São Vicente, onde já existem o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Fórum Criminal. A idéia é que o Fórum fique mais próximo dos bairros da Freguesia do Ó e de Pirituba. A presidenta da OAB-Lapa, no entanto, garantiu que a luta pela construção do Fórum da Freguesia do Ó ainda continua.
O Fórum da Lapa conta com três Varas Cíveis, duas Criminais, uma vara da Infância e Juventude, um Juizado Especial Cível, um CIC Zona Oeste, duas varas Criminais, dois Juizados Especial Criminal. Também melhoraria as condições dos 17 juízes de Direito (oito titulares e nove auxiliares) e oito promotores de Justiça, que atende quatro zonas eleitorais, (250ª Lapa, 325ª Pirituba, 327ª Nossa Senhora do Ó e 376ª Brasilândia). Essas regiões possuem aproximadamente 710.947 eleitores.
Estas medidas aliviariam um pouco a demanda de cerca de seis mil processos que ingressam todos os meses nas três Varas Cíveis e nas duas de Família. Mesmo que a entidade dos advogados lapeanos não consiga este feito, a OAB-Lapa já conquistou um importante passo para a melhoria dos serviços prestados pelo Fórum da Lapa. Até setembro, o juizado especial se transferirá do Fórum da Lapa para o térreo do prédio da Vara da Infância e Juventude, localizado na Rua Aurélia, 650 – onde antes abrigava o 250º Cartório Eleitoral da Lapa. No lugar do juizado especial, seria criada a quarta vara cível no Fórum da Clemente Álvares.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA