Missa em Ação de Graças pelo 37º aniversário

0
665

O Colégio Santo Ivo comemorou no dia 19 de maio, o 37º aniversário de sua fundação, numa missa celebrada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, reunindo seus alunos, professores, funcionários, familiares e amigos.
Em conjunto com o colégio também participaram da missa em louvor a Santo Ivo, padroeiro dos advogados e dos homens da justiça, a classe jurídica lapeana, representada por Helena Maria Diniz Paniza, da Ordem dos Advogados do Brasil da Lapa (OAB – Lapa) e por Bruno Humberto Pucci, da Associação dos Advogados da Lapa.
Um dos destaques do evento foi o a participação do novo coral do colégio, formado por alunos da 4ª e 6ª série do Ensino Fundamental. Canções como “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, embalaram o tema da Campanha da Fraternidade, “Água, fonte de vida”.
O Monsenhor Tarcísio Justino Loro, pároco responsável pela Igreja Nossa Senhora de Fátima iniciou a celebração convidando alunos da Educação Infantil para falar sobre homenagem à Campanha da Fraternidade de 2004, “Água Fonte de Vida”. As crianças deram uma lição de vida sobre o uso racional da água, os cuidados, orientações, enfim, uma verdadeira aula de cidadania.
Durante sua meditação, o padre Tarcísio argumentou sobre o tema sede, fazendo com que todos refletissem para uma “sociedade sedenta”, e, sobretudo, da falta da água, algo muito importante e urgente nos dias de hoje. “A sede de Deus, de sua palavra, seus ensinamentos, ética, a palavra de Deus como caminho para matar a sede, semear a palavra, numa ação missionária. O papel da igreja é isso, fonte de vida, de fé, um objeto de meditação diário. E o Colégio Santo Ivo, tem essa preocupação, de se programar para essa meditação reunindo a família, a sociedade, todos juntos para matar a sede de Deus”, afirmou Tarcísio Justino Loro, convocando ainda para reflexão da “sede de justiça”, pautada nos direitos de todos, crianças idosos e os menos favorecidos, explicando que essa foi a missão de Santo Ivo, que dedicou toda a sua vida para que a justiça fosse concretizada.
Outro destaque em seu discurso foi a respeito da sede de informação. Segundo o padre, este é o papel fundamental da escola. Perceber os dons de seus alunos, para assim formar o compromisso com a sociedade, com a família, a formação de um conhecimento. “O testemunho de professores é a base para um processo informativo. A formação deve ser baseada em princípios. E o Colégio Santo Ivo tem lutado muito para isso, com a preocupação permanente dessa formação, buscado na Campanha da Fraternidade, inspiração com o tema da água, orientando seus alunos para esses problemas atuais. E todo ano o colégio descobre de que maneira pode envolver seus alunos na campanha”, explicou Tarcísio, parabenizando a iniciativa do colégio, lembrando que para o próximo ano da campanha o tema será a violência, e que todos devem participar.
A diretora do colégio Myrna de Barros Lima Ibrahim, afirmou que o tema da campanha é um projeto que segue ao longo deste ano, em toda a extensão do colégio, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O coral,também é o projeto que teve inicio este ano e que deve continuar, convidando todos os alunos para participar.
O padre Robson, diretor responsável pelo Colégio São João Gualberto, localizado em Pirituba, também participou da missa. Segundo ele, o Colégio Santo Ivo deu um belo exemplo pela iniciativa e convocar seus alunos para o tema da água. “O Colégio Santo Ivo tratou com mais profundidade o tema da Campanha da Fraternidade. A água como bem comum de todos. O colégio envolveu todos seus alunos e tratou também o lado espiritual.” Parabenizou o padre Robson, abençoando a escola.
Ao final da missa, foram projetadas imagens em slides de alunos do colégio com temas relativos a água. Esses projetos fazem parte de eventos que durante todo o ano vem reunindo a comunidade escolar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA