José de Oliveira Jr. Repórter
A Casa Guadalupe, administrada pela Região Episcopal da Lapa, ficará sob a responsabilidade da Associação Reciclázaro e pela Paróquia São João Vianney, a partir da próxima sexta-feira, dia 28 de maio. A cerimônia de reinauguração está marcada para as 9h. A casa está atravessando a sua maior crise desde a sua abertura em 1998. Faltam recursos humanos e financeiros. Atualmente, a casa atende cinco mulheres portadoras do vírus que provoca a aids (HIV), mas tem capacidade para prestar assistência a 13 pessoas do sexo feminino.
“Estamos promovendo uma campanha de sensibilização entre os moradores do bairro para conseguirmos doações, com o intuito de suprir a demanda de mulheres em situação de risco e exclusão social”, disse o padre José Carlos Spinola, da Igreja São João Vianney. A Guadalupe ajuda no resgate da auto-estima, na redução de danos, na retomada de vínculos familiares e na melhoria da qualidade de vida, através de ações de prevenção, educação e oficinas artísticas e terapêuticas.
A casa precisa de voluntários, como enfermeiras, fisioterapeutas, cozinheiras, pessoal da limpeza, além de outros profissionais da área médica. Existe a necessidade de doações de material de higiene, alimentos, roupas e artigos de limpeza.
Para conseguir dinheiro, a Reciclázaro lançou um carnê de sócio-contribuinte para que os interessados depositem qualquer quantia na conta do Banco do Brasil – Agência 1810-4 – Conta Corrente 9579-6. Mais informações na Associação Reciclázaro, que fica na Praça Cornélia, 101, ou pelo telefone 3871-5972. Site www.reciclazaro.org.br, ou ainda pelo e-mail contato@reciclazaro.org.br.
A Casa Guadalupe está localizada na Rua Vespasiano, 592. Telefone 3875-7204.