Comerciantes querem liberação de faixa

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Renata De Grande Repórter

Na última terça-feira, comerciantes da Rua Clélia voltaram a se reunir com o subprefeito da Lapa, Adaucto José Durigan; o coordenador de planejamento da São Paulo Transporte (SPTrans), Waldemar Gomes de Melo, e Lili Lucia Bornsztein, chefe do departamento da Companhia de Engenharia de Trafégo (CET da Lapa). Os comerciantes pleitearam a liberação no horário ocioso do corredor de ônibus Passa Rápido Pirituba/Lapa/Centro, das 11 às 17h, para estacionamento. Até o momento, os carros só podem estacionar no lado esquerdo da Clélia, das 11 às 16h.
Segundo o comerciante Alexandre Fleury, até às 17h não há trânsito pesado. “Queremos apenas a liberação da faixa exclusiva do corredor de ônibus para estacionar até às 17h. Percebemos que até este horário não existe morosidade no trânsito. Ao contrário, o fluxo é normal. Nós, comerciantes da Rua Clélia, estamos sendo muito prejudicados com esta arbitrariedade”, protesta Fleury.
Durigan diz que foram realizados levantamentos a respeito da demanda de carros nos horários de pico. Numa pesquisa, feita na semana de 8 a 12 de março, foi constatado que o fluxo mais intenso é no período das 16h em diante. “Vamos providenciar novos levantamentos para o próximo mês. Assim, poderemos averiguar melhor estes números”, prometeu o subprefeito.
Outra questão apontada pelo comerciante Mario Martinelli é a localização errada do ponto de parada do corredor na Praça Cornélia. “Este ponto na praça foi muito mal planejado. A esquina tem conversão à direita, e é justamente onde ocorre transtorno, paralisa todo o tráfego na área”, afirma Martinelli.
Durante a reunião, os comerciantes também reivindicaram a liberação para estacionamento no quarteirão das ruas Venâncio Aires com a Augusto Miranda. “Antes da implantação da faixa exclusiva de ônibus, não era proibido estacionar. Não existe lógica, uma vez que os demais quarteirões continuam liberados”, analisa Martinelli.
Em contrapartida, o subprefeito afirmou que estão sendo analisadas propostas para todas as reivindicações dos comerciantes. Ele alertou a respeito das faixas que foram colocadas nos semáforos e cruzamentos da região. “Estamos tentando chamar a atenção dos motoristas para a questão da economia de combustível, mostrando que ir de ônibus para o centro é mais vantajoso para todos, principalmente para o trânsito”, concluiu Durigan, prometendo para junho a diminuição dos ônibus na faixa exclusiva, graças à implantação da bilhetagem eletrônica.

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