A Página Editora comemora em agosto seus 20 anos de existência. Essas duas décadas foram marcadas por muitas conquistas e desafios. Em um período marcado pelas dificuldades econômicas em todo o País, a editora tem como missão informar a população sobre o que acontece em seu bairro, assim como fomentar o comércio local. E mesmo em tempos de crise no mercado editorial e nas grandes redações, quando os veículos impressos perdem espaço e leitores para o mundo digital, a demanda pelos produtos impressos da editora é grande. Não são poucos os telefonemas e e-mails solicitando a entrega das edições.
Tudo começou com o Guia da Vila Madalena, lançado em 1997, por ocasião da Feira de Artes da Vila Madalena. A aceitação foi tão boa que em setembro nascia o Guia Daqui Lapa/Leopoldina e em novembro o Guia Daqui Perdizes/Pompeia. Outras publicações vieram depois como a revista Vila Mais, que sintetiza os conteúdos dos guias mensais, e o Jornal da Gente, que acompanha tudo que acontece na área da Prefeitura Regional da Lapa, uma verdadeira cidade de 40 km² com cerca de 300 mil habitantes, que inclui os distritos da Lapa, Barra Funda, Jaguara, Jaguaré, Perdizes e Vila Leopoldina.
Ubirajara de Oliveira, diretor da Página Editora, fala sobre a constante necessidade de reinvenção do trabalho. “O projeto editorial e comercial é continuamente reformulado. O Guia da Vila Madalena foi o primeiro produto impresso de circulação regional a lançar seu site na internet. Esta iniciativa criou desde então uma cultura digital na empresa que possibilitou a evolução para um portal de conteúdo com todos os produtos publicados”, afirma.
Nos próximos meses serão lançadas edições especiais para cada uma das revistas da editora, com as matérias mais marcantes ao longo desses 20 anos. A edição da Vila Madalena já está disponível.
A editora é um símbolo de resistência ao oferecer um trabalho de qualidade editorial e gráfica, distribuído de forma gratuita, além de conseguir ouvir demandas da população, acompanhar os casos de política, segurança, as inúmeras iniciativas culturais e conectar os leitores com as questões que envolvem seu bairro, além de oferecer um canal de comunicação entre os comerciantes e seu público-alvo.
A empresa investe nos canais de comunicação regional e boa parte do sucesso nesses 20 anos se dá graças aos leitores e moradores dos bairros onde os produtos da empresa circulam, um público exigente, politizado e conectado com as novidades e tendências. A cada edição são revelados assuntos importantes para aquele mês ou semana, e a soma deste trabalho ao longo do tempo é um verdadeiro retrato histórico das comunidades e da região, o que por si só já é um grande motivo de comemoração.