Na reunião do conselho gestor da UBS Doutora Wanda Coelho de Moraes, da Vila Ipojuca, realizada na quinta-feira (17), os conselheiros discutiram as prioridades nos equipamentos que pertencem à área da Supervisão Técnica de Saúde Lapa/Pinheiros, que já haviam sido elencadas durante uma reunião da supervisão em agosto do ano passado.
Entre as necessidades apontadas como imediatas, foram citadas a construção de novas UBSs, uma no Jaguaré e outra na Lapa de Baixo, a requalificação ou construção da UBS da Vila Ipojuca e do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) da Lapa, além de melhorias na área de Recursos Humanos com a contratação de mais funcionários pela administração direta.
Para o médio prazo foi citada a reforma do PS da Lapa, a implementação de um Caps AD (Álcool e Drogas) na Vila Leopoldina e reformas nos demais equipamentos do território. Já no longo prazo foi citada a reforma e reabertura do Hospital Sorocabana e adequações no CER (Centro Especializado em Reabilitação) que funciona no mesmo local. Essas demandas serão levadas à pré-conferência da 20ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 23 de fevereiro, das 8h às 16h, no Centro Universitário São Camilo (Rua Raul Pompeia, 144). O encontro é uma etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília.
Na próxima semana, na quarta-feira (23), acontece a reunião do conselho gestor da supervisão técnica de saúde da região, às 14h30, na Biblioteca Mário Schenberg (Rua Catão, 611).
Sobre a instalação de uma unidade modular para atendimentos oftalmológicos no terreno do CDC City, na Rua Sepetiba, moradores e usuários do equipamento da Vila Ipojuca aguardam um posicionamento do Ministério Público, com mais informações sobre a proposta, bem como a reordenação de cargos na Coordenadoria Regional de Saúde Oeste.