Em conjunto com a Subprefeitura Lapa, o Conselho Participativo – órgão que tem a função de fiscalizar as ações e gastos públicos e apresentar demandas da população em sua área de abrangência – está discutindo onde empregar a verba de R$ 6 milhões que a Prefeitura destinou para realização de projetos na região. Entre as obras indicadas, a que recebeu maior número de votos pelo conselho foi a construção de um parque linear em área de reintegração de posse na Rua Quirino dos Santos, na Barra Funda.
O projeto, no entanto, pode ter dificuldades para ser aprovado, segundo o engenheiro supervisor da Sub Lapa, André Luís Mendes da Silva, que participou da reunião realizada na segunda-feira, 3. “Trata-se de uma área extensa, que para ser transformada em parque envolve mudança de viário e estudos mais complexos que precisarão ser realizados pela Secretaria do Verde. Com tudo, isso, é muito provável que extrapolaria a verba de R$ 6 milhões”, explica ele.
Outra ideia para a aplicação dos recursos seria a construção de jardins de chuva na área da bacia do Rio Tiburtino, na Lapa, para facilitar a drenagem de água das chuvas e evitar alagamentos. Presentes na reunião do Conselho Participativo, integrantes do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz (CADES) Lapa propuseram-se a fornecer informações sobre projeto semelhante, sobre o qual já há estudo concluído, na Rua Sepetiba, na Vila Ipojuca. Na reunião, foi discutida, inclusive, a possibilidade de alocar os recursos para o projeto da Rua Sepetiba, já que os estudos estão mais adiantados, mas não houve definição sobre isso.
O ex-subprefeito da Lapa, Coronel Marcus Vinícius Valério, que deixou o cargo no final da semana passada para assumir a Subprefeitura Mooca, havia sugerido uma outra opção, envolvendo a construção de um boulevard na rua 12 de Outubro, projeto que circula desde o início dos anos 2000, sendo uma antiga bandeira da Distrital Oeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Ao encerrar essa última reunião, a presidente do Conselho Participativo da região, Gislene Aguiar Oliveira, informou que irá apresentar a proposta do parque linear ao novo subpreito da Lapa, Ismar Marcílio de Freitas Neto e verificar os prazos para a apresentação do projeto escolhido na região. “Ainda acredito que será possível viabilizar o projeto do parque, que foi o mais votado”, diz. “Caso contrário, entraremos com o pedido de construção dos jardins de chuva”.