Moradores da Lapa e Jaguaré reclamam de containers de coleta mecanizada de lixo

0
42

Problemas envolvendo a localização e a dificuldade de colocação dos sacos de lixo nos containers tem levado alguns moradores da região da Lapa e Jaguaré a reclamarem do sistema de coleta mecanizada implementado pela Loga, em parceria com a Prefeitura, na área da Subprefeitura Lapa.

“Recebemos reclamações de moradores explicando que os containeres ficam distantes de suas casas e que é difícil levar os sacos de lixo. Além disso, o tamanho dos containeres, que são altos, dificulta a colocação dos sacos de lixo”, diz o conselheiro participativo Edson Garcia Alves.

Para o coordenador de Governo Local da Sub Lapa, Luciano Felipe Oliveira, a coleta mecanizada é uma tendência na cidade, como acontece em outras metrópoles do mundo. “O sistema está em fase de teste aqui na região, mas é algo que, na minha opinião, veio para ficar”, afirma ele.

Em novembro, numa cerimônia que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB), a Loga realizou a entrega simbólica dos equipamentos para coleta mecanizada de lixo na região. De acordo com o cronograma da Loga, até outubro deste ano mais de 900 containeres deverão ser instalados em bairros da região Noroeste da capital, área em que a empresa detém a concessão da coleta domiciliar.

A tecnologia consiste na instalação de contêineres em pontos estratégicos da cidade, definidos de acordo com o volume de resíduo gerado em cada via. Além de otimizar a logística, a iniciativa visa proporcionar benefícios diretos aos munícipes, oferecendo mais qualidade de vida e bem-estar, pois amplia a higiene, segurança e agilidade no processo de destinação correta dos resíduos.

O serviço utiliza caminhões especialmente projetados para o recolhimento lateral do lixo de forma rápida e segura. Os sacos de lixo são descartados pelos próprios moradores a qualquer hora do dia ou da noite e ficam armazenados até a passagem do caminhão da coleta.

Com a expansão da coleta mecanizada, que chegou a dois mil pontos instalados até dezembro de 2025, a Loga está substituindo sua frota, com caminhões mais modernos movidos a gás. Serão 24 veículos, incluindo seis de coleta, três higienizadores de contêineres e dois adicionais, sendo um para instalação dos equipamentos e um roll on roll off para a coleta mecanizada de comunidades.

Os veículos com sistema de higienização embarcados possuem uma espécie de “lavajacto” interno, que não suja a via e realiza a limpeza dos equipamentos no bairro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA