Elseu Gabriel é vereador na cidade de São Paulo pelo PSB
Reportagem do Estadão mostra que, após protestos de moradores, a Prefeitura anunciou mudanças nas regras de compensação ambiental para o corte de árvores em obras. Hoje, bairros inteiros sofrem com a derrubada de áreas verdes centenárias para dar lugar a empreendimentos imobiliários, mesmo em meio à crise climática. Cito como exemplo o antigo Bosque dos Salesianos, no Alto da Lapa, onde houve a derrubada de mais de uma centena de árvores de grande porte para a construção de um empreendimento residencial.
Essas decisões não afetam apenas o paisagismo urbano: reduzem a cobertura vegetal, agravam o calor, comprometem a biodiversidade e a qualidade de vida da população.
Apoiamos o endurecimento das regras e a revisão dos critérios de compensação ambiental, defendendo mais rigor, transparência e a preservação do verde nos próprios territórios afetados.
Desenvolvimento não pode significar devastação. São Paulo precisa proteger seus pulmões verdes — agora e para as próximas gerações.
A retirada do verde urbano não pode ser naturalizada. São Paulo precisa de regras mais rígidas, compensação ambiental efetiva e proteção real às áreas verdes!






























