No editorial da edição anterior, o JG abordou, em outras questões, o projeto de instalação de câmeras de monitoramento 24h no centro comercial da Lapa. Como tal iniciativa está parada no gabinete da Subprefeitura e de lá não sai por falta de apoio da iniciativa privada no financiamento dos custos de implantação e manutenção, deixamos no ar a seguinte pergunta: “o que a Distrital Lapa da Associação Comercial (ACSP-Lapa) e o Ciesp Oeste têm a dizer sobre esse assunto?”.
Recebemos por parte do superintendente da ACSP-Lapa, Lys dos Santos, a seguinte mensagem: “É muito bom saber que existe um projeto pronto neste sentido , e já orçado como você falou . Vou conversar com o Fábio – Ciesp – para estudarmos uma forma de arrecadação, para tornar realidade esta aspiração. Abraços, Lys dos Santos”.
O monitoramento 24h é gerenciado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e foi implantado com sucesso no centro da cidade. O sistema é sofisticado em termos de tecnologia e permite a captação de imagens noturnas com nitidez. As câmeras se comunicam entre si e podem ampliar uma imagem em até 267 vezes, além de ter um giro para cobertura em 360 graus. As imagens são reproduzidas em seis monitores de plasma de 42 polegadas e em 14 monitores de 17 polegadas. Um supervisor acessa todas as imagens e seleciona o que exige apuração. A ampliação das cenas captadas chega a detalhes como o número da placa de um carro, por exemplo.
A Subprefeitura da Lapa é a responsável pela etapa de negociação com as empresas que detêm a tecnologia para um orçamento das 16 câmeras de vigilância que compõem o projeto de monitoramento da região comercial do bairro, abrangendo a Doze de Outubro, Mercado da Lapa e Rua Guaicurus, nas imediações das estações de trem, terminal de ônibus e Shopping Center Lapa. Cabe ao subprefeito o contato com as empresas de tecnologia, encaminhado o processo de licitação. A escolhida irá fazer o orçamento, para depois ser repassado ao patrocinador. Somente após esse processo é que será assinada uma Carta de Intenção entre a Prefeitura e o patrocinador, para que a empresa de tecnologia escolhida comece a compra de material para a colocação da rede que irá transmitir as imagens para a central de comunicação e monitoramento da GCM.