Cerca de 20 representantes do Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos, da Subprefeitura da Lapa e outras associações estiveram no dia 19 de março no Colégio das Américas para o segundo encontro de formação do Fórum para o Meio Ambiente na Lapa. O grupo de trabalho pretende realizar reuniões quinzenais itinerantes para consolidar projetos e iniciativas que garantam a defesa da Agenda 21, documento assinado por 179 países na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Rio Eco 92). O primeiro encontro aconteceu no dia 26 de fevereiro na 5 Elementos, localizada na Rua Caio Graco.
A Agenda 21 é um conjunto de procedimentos para o equilíbrio entre crescimento econômico, igualdade social e preservação do meio ambiente. As duas diretrizes básicas defendidas pelo acordo são o apoio à consciência cidadã e a defesa do desenvolvimento sustentável.
O subprefeito Adaucto José Durigan esclareceu que os seis distritos da Lapa têm grande potencial na área de lazer. Ele citou o Parque da Água Branca (com o grupo cultural Abaçaí), Memorial da América Latina, Sesc Pompéia, Tendal da Lapa, Estação Ciência, Estação Especial, Mercado da Lapa, Senac, PUC, Unip (duas unidades na região: Lapa de Baixo e Jaguaré), Uninove, Faculdade Rotariana Rio Branco, Universidade Mogi das Cruzes, Sesi Vila Leopoldina e a Ceagesp, como instituições componentes do rico circuito cultural da região.
Durigan disse haver condições de abrigar um centro empresarial de indústria de ponta não-poluente e baseada nos interesses de desenvolvimento sustentável nacional. “No Jaguaré ou Vila Leopoldina, é possível instalar um núcleo para fábricas de tecnologia moderna, com auxílio de membros da Universidade de São Paulo, que já conta com projeto-piloto”, explica o subprefeito, interlocutor entre a administração municipal e as 83 empresas incubadoras da USP.
Quanto à Usina de Compostagem, Durigan afirmou que a radicalização do movimento não ajuda a solução do problema. A modernização e a coleta seletiva feita por presidiárias permitem que a usina tenha alternativas momentâneas até a sua retirada gradual nos próximos 10 anos. Mesmo assim, a Subprefeitura da Lapa manteve a reivindicação do movimento popular pela retirada definitiva da Usina de Compostagem da Vila Leopoldina no documento de proposta do Plano Diretor Regional.
Foram citadas outras iniciativas, como a reparação da Praça Conde Francisco Matarazzo, que está sendo realizada pela Price Waterhouse, a bacia de contenção de enchentes no estacionamento do Shopping Center Bourbon, os dois projetos fazem parte da Operação Urbana Água Branca. O trabalho de coleta seletiva da Associação Reciclázaro, integrante da união de cooperativas de reciclagem na região, conhecida como Cooperação Oeste, também foi levada ao conhecimento dos participantes.