Maria Isabel Coelho
O Banco Central de Alimentos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) inicia o recadastramento das entidades conveniadas na próxima segunda-feira, 20. O objetivo é conhecer e atender melhor as organizações que necessitam das doações (verduras, legumes e frutas) oferecidas pelo programa de alimentação do Governo Federal.
Criado no segundo semestre de 2003 para atender à população carente, o banco doa alimentos para cerca de 360 entidades, principalmente, creches e asilos de vários pontos da região. Além disso, também funciona como catalisador de outros bancos. Isso significa que o órgão abastece bancos de alimentos que recebem as doações e repassam para entidades de outras regiões da cidade.
Segundo o coordenador do Banco, Antônio Jorge Carneiro da Cunha, é feito um trabalho junto aos permissionários (comerciantes) da Ceagesp para doarem os produtos que perderam o valor comercial. “As mercadorias que estão em bom estado de consumo, em vez de ir para o lixo, são repassadas para o Banco Central de Alimentos”.
Ele explica que esses produtos passam por um processo antes ir para a mesa das entidades, que atendem pessoas carentes da comunidade. “Quando o produto chega ao banco, passa por uma triagem. Depois é feito o descarte, eliminando os ruins. Aqueles com qualidade vão para a expedição”, afirma Cunha. “Como não temos câmara fria, descartamos esses produtos, sempre que possível, no mesmo dia. O processo é feito de forma ágil. O produto chega, passa pela triagem e em seguida é feita a convocação das entidades que vêm retirá–los”, acrescenta.
O Banco Central de Alimentos fica na Avenida Dr. Gastão Vidigal, 1946. Mais informações pelo telefone 3643-3832.