RENATA DE GRANDE
Desde o mês de julho, funciona na Rede Municipal de Ensino o programa “São Paulo é uma Escola”, cujo objetivo é integrar os projetos educacionais em andamento, ampliando a carga horária dos alunos. A proposta é oferecer atividades de caráter educacional, cultural, social e esportivo, além do período regular das aulas, inseridas em horários pré e pós-escola, nos finais de semana, feriados e recessos e férias escolares.
Respaldada por esse programa, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Ana Maria Poppovic, localizada na Vila Romana, procurou a diretoria do Clube Desportivo Municipal City (CDM City) para selar uma parceria. De acordo com a Rosana Braccialli, responsável pela administração do clube, foi oferecido à escola o espaço do jogo de malha, para ser usado somente pelos alunos. “Temos outras áreas que também podem ser utilizadas nos horários livres do CDM”.
Segundo Eliana Chiavone Delchiaro, diretora da EMEI Ana Poppovic, este projeto de integração entre escola e equipamentos municipais como clubes comunitários é fundamental para o crescimento intelectual do aluno. “Somos vizinhos do CDM City e já entramos em contato com sua diretoria que aprovou prontamente o pedido. O processo de integração está em andamento, nos tramites burocráticos e legais, para que nossos alunos possam utilizar o espaço adequadamente”, explica a professora. “Sabemos que o clube é conhecido por promover diversas atividades esportivas, culturais e sociais. A idéia é abrir um portão de ligação, já que somos vizinhos de parede do clube”, acrescenta a docente.
O projeto de integração da EMEI- que conta com aproximadamente 300 alunos- com o CDM City, entrará em vigor definitivamente no ínicio do ano letivo de 2006.
De acordo com a diretora da escola, serão a princípio três turmas, dividas em três horários, totalizando 60 crianças. “Com o decorrer do programa a idéia é aumentar a participação dos alunos, para que todos possam utilizar o espaço do clube”, afirma Eliana Chiavone Delchiaro.