O comandante da Guarda Civil Metropolitana e coronel reformado da Polícia Militar, Rubens Casado foi o palestrante da última reunião do Conselho Comunitário de Segurança da Lapa (Conseg-Lapa), na segunda-feira, 30 de outubro, no auditório Lúdice da empresa Gerdau, na Lapa de Baixo.
Casado apresentou o “Projeto de Segurança Através de Câmeras”, que já está em funcionamento no centro de São Paulo. Segundo o comandante, entre as subprefeitu-ras interessadas no novo sistema de vigilância está a da Lapa, que já enviou ofício para futura instalação das câmeras na região da Doze de Outubro.
Funcionamento
De acordo com o inspetor da central de vigilância da GCM e idealizador do projeto, Evander Simão de Almeida, 35 câmeras estão instaladas na região central da cidade, abrangendo cerca de cem logradouros. “As câmeras estão dispostas de tal maneira que elas se comunicam entre si, cobrindo vários ângulos na região”, relatou o inspetor. “Cada câmera tem giro de 360 graus e aumenta a imagem em 246 vezes, funcionando dia e noite com nitidez . É posssível puxar a placa de um carro”, garante Almeida.
A tecnologia foi doada ao município pela Telefonica. “Nós queremos disponibilizar essas informações (imagens), para a PM e para a polícia Civil, se houver interesse”, declarou o comandante.
Discussão
Casado lembrou que no caso da Lapa, é necessário que a sociedade civil organizada e a Subprefeitura discuta como será instalado o projeto e quais os pontos onde os equipamentos serão colocados. “A discussão é fundamental para determinar os locais estratégicos para instalação das câmeras”, esclareceu o comandante.