O Conselho Comunitário de Segurança da Vila Leopoldina (Conseg-Leopoldina), que está inativado desde 1º de junho, foi o tema da reunião de moradores e entidades da região, na quarta-feira passada, dia 29 de junho. O encontro, realizado na sede da Sociedade Amigos de Bairro da Vila Leopoldina, contou com a participação de ex-presidente do Conseg-Leopoldina, Lito Canga, Zenon Alves, José Benedito Morelli, e o tenente-coronel Rinaldo de Albuquerque Pereira, comandante do 4ºBatalhão de Polícia Militar Metropolitano (4ºBPM/M) e o delegado-titular do 91º DP, João Carlos Moralli Morena.
Para Pereira, uma das alternativas para esclarecer o papel do Conseg aos moradores é convidar o coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança, Pierre de Freitas, para um encontro na região. “É preciso trazer pessoas que conheçam profundamente o estatuto dos Consegs, e realizar uma palestra esclarecedora sobre o conselho”, afirmou o comandante.
De acordo com Zenon Alves é necessário ter disponibilidade e vontade para assumir a presidência do Conseg. “Não é fácil ser o presidente ou mesmo um membro do Conseg. Além de conhecer todo o regulamento do conselho, a pessoa tem que disponibilizar tempo, e participar efetivamente das reuniões, e ser principalmente um representante legítimo do bairro”, afirmou Alves, lembrando que a o trabalho dos membros do Conseg é feito de maneira voluntária, sem remuneração.
Uma nova reunião para discutir mais problemas de segurança e Conseg na Vila Leopoldina está prevista para o mês de julho. Mais informações pelo telefone 3641-3999.