Denúncias Apuradas

0
767

Foto:

Cláudia Regina Baptista entrega informativos do Conseg

O responsável pelo Disque-Denúncia, Valdir Bianchi, esteve na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para apresentar o serviço, que existe há três anos na Secretaria Estadual de Segurança Pública. Neste período, segundo ele, foram feitos mais de um milhão de telefonemas – dos quais 165 mil denúncias. O Disque-Denúncia é atendido por 30 funcionários, que trabalham 24 horas. “São 250 ligações por dia, sendo que 20 casos são resolvidos”, garante Bianchi, ressaltando que o serviço possibilita o anonimato do usuário.
Ele explicou que a denúncia é enviada ao departamento competente da Polícia Civil num prazo de 24 horas. Aquele que telefonou recebe uma senha para cobrar em 14 dias o resultado da análise. Bianchi disse que existem atualmente 191 casos em andamento – a maioria envolvendo crimes com entorpecentes, que o especialista salienta ser o “maior flagelo da nossa sociedade”. Um dos casos narrados por Bianchi foi o do assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, que recebeu 900 telefonemas, que ajudaram na prisão do primeiro criminoso. Quem quiser utilizar este serviço deverá ligar para o Disque-Denúncia pelos telefones 0800-156315 ou 3272-7373.
Em seguida, a presidenta do Conseg-Lapa, Maria Vargas Sanches, nomeou os dois integrantes da Comissão de Ética e Disciplina da entidade: Renato Giribola e Walter Ferreira da Silva. O capitão da 1ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, Edmilson Miranda, disse que três novas viaturas deverão circular nas ruas do bairro em breve. Em cerimônia no último sábado, em Perus, com as presenças do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, foram entregues nove carros de polícia para o 4º BPM/M.
Os comerciantes da região de Vila Ipojuca aproveitaram para reclamar da incidência de roubos nas imediações da Rua Mota Paes, reconhecendo que a maioria dos lojistas não registra a ocorrência na delegacia. Miranda se prontificou a marcar uma reunião com a comunidade para discutir o problema. O capitão também orientou os moradores a terem cautela com os guardas da rua, pois “nem todos são dignos de confiança”.
O delegado do 7º Distrito Policial da Lapa reiterou que até o Dia da Bandeira, 19 de novembro, a Delegacia Participativa do bairro será inaugurada. O inspetor da Guarda Civil Metropolitana, Adilson Dias, afirmou que sua corporação receberá R$ 7 milhões da Secretaria Nacional de Segurança, órgão do Ministério da Justiça, para melhorar o patrulhamento na cidade.

Unip distribui folhetos

A Universidade Paulista (Campus Marques de São Vicente) entregou dois mil folhetos sobre o Conseg para auxiliar o freqüentador das reuniões no bairro, realizadas sempre na última segunda-feira do mês. Segundo a responsável pelo campus da Unip na Lapa de Baixo, Cláudia Regina Baptista, os informativos servem também para conscientizar o cidadão sobre o seu papel na segurança pública. Mais informações sobre o Conseg-Lapa, com Maria Vargas Sanches pelo telefone 3672-8431.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA