Geógrafo ensina a reciclar resíduos orgânicos

0
711

Foto:

Luciano Legaspe

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Na última quinta-feira, dia 3 de junho, no auditório da Universidade Paulista- Unip, Campus Marquês, foi promovida uma palestra sobre reciclagem, ministrada por Luciano Legaspe, geógrafo e pesquisador da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). O evento fez parte do Ciclo de Formação, da Agenda Socio Ambiental Rede Lapa, coordenada pela Subprefeitura da Lapa e o Instituto 5 Elementos. Participaram do programa José Adaucto Durigan, subprefeito da Lapa, e José Manoel Ferreira Gonçalves, diretor da Unip Campus Marquês.
O enfoque da palestra foi para a reciclagem com resíduos sólidos (alimentos em geral). Segundo o geógrafo, é possível fazer este trabalho sem custo, ao contrário do que apregoam alguns empresários, ligados a empresas coletoras de lixo. “É mentira quando dizem que reciclar custa mais caro do que jogar o lixo fora. Existem interesses escusos, que encobrem o verdadeiro motivo: o dinheiro”, alerta Legaspe, revelando que empresas multinacionais como a Vega, de origem francesa, arrecada milhões de dólares com o lixo recolhido em São Paulo. A capital paulista é a segunda maior do mundo em recolhimento de lixo, perdendo apenas para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Legaspe afirma que no Brasil, são jogados fora em média 100 mil toneladas/dia de resíduos domésticos. “Mas nem tudo é reciclado no Brasil com eficiência. O grande vilão da história, e denominado lixo pela esmagadora maioria das pessoas, é a matéria orgânica, que, por sua vez, representa 60% da massa de resíduos, algo em torno de 60 mil toneladas por dia de sobras orgânicas. E só reciclamos 1,5% desta matéria-prima na forma de compostagem no País inteiro”, lamenta Lagaspe, criticando o fechamento das usinas de compostagem da capital paulista.
O geógrafo Luciano Legaspe oferece cursos gratuitos de reciclagem de resíduos orgânicos, na própria Ceagesp. Mais informações pelo telefone 3643-3887.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA