Num Olympia tomado por mais de 2.000 idosos, foi lançado pela Subprefeitura da Lapa o Programa “Vida Plena na Melhor Idade”, que pretende atender com mais qualidade as pessoas com mais de 40 anos de idade. A festa foi animada pela banda Saint Paul. A pista de dança da casa de espetáculos ficou pequena para receber tantas pessoas. Cerca de 20 grupos de idosos pertencentes aos distritos de Lapa, Perdizes, Barra Funda, Vila Leopoldina, Jaguaré e Vila Jaguara, que fazem parte da área da Subprefeitura da Lapa, compareceram ao evento, que também contou com a presença de 72 agentes comunitários de saúde apoiados pelo Colégio Móculo. A prefeita Marta Suplicy cancelou sua vinda ao evento.
A coordenadora de Saúde da Subprefeitura da Lapa, Selma Maria de Paiva Santos, explicou as diretrizes do programa, principalmente a idéia de envelhecer com qualidade. Por isso, a iniciativa pretende atender uma população ainda com 40 anos. Neste início, serão atendidas pessoas que estejam se preparando para uma nova fase de vida, que necessita de cuidados e prevenção à saúde. Numa outra etapa do projeto, está o acompanhamento jurídico de questões relativas à aposentadoria, herança e sobretudo o Estatuto do Idoso, que vigorará a partir de 1º de janeiro. Num outro momento, ainda se discutirá políticas públicas mais amplas para os sexagenários, como moradia para idosos e tratamento de saúde mais complexo, no campo da geriatria.
A Subprefeitura da Lapa firmou uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Faculdades Integradas Rio Branco, Universidade Paulista (Unip), Uninove, Universidade Mogi das Cruzes (UMC), Sesc Pompéia, Sesi Vila Leopoldina, Associação Cristã de Moços (ACM-Lapa), Hospital Metropolitano, Movimento Pró-Idosos (Mopi), Agenda 21-Rede da Lapa, Supermercados Barateiro (Vila Leopoldina). Quem quiser participar do “Vida Plena na Melhor Idade” poderá entrar em contato com a Coordenadoria de Saúde da Lapa pelo telefone 3675-5585.