Igreja Nossa Senhora da Lapa encerra festejos

0
634

Foto:

Missa na Nossa Senhora da Lapa

JOSÉ DE OLIVEIRA JR. REPÓRTER

Cerca de 450 pessoas estiveram presentes na missa em ação de graças do dia 12 de outubro, data de aniversário do bairro, na paróquia Nossa Senhora da Lapa. A cerimônia também celebrou a glorificação de Nossa Senhora Aparecida, que completou 100 anos como padroeira do Brasil.
A missa foi iniciada com a entrada do padre Adalton Pereira de Castro, que levou a imagem de Nossa Senhora e de seus ajudantes que trouxeram a Bandeira do Brasil. Como em todos os anos, o pároco rezou a missa para a comunidade da Lapa, falando sobretudo dos 414 anos do bairro. Abençoou a imagem de Nossa Senhora, vinda de Portugal, que se encontra na Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa), e também a estátua de Nossa Senhora Aparecida.

Selo e carimbo

Ao final da cerimônia, a imagem de Nossa Senhora ganhou um selo, comemorando o centenário de coroação como padroeira do Brasil. A Lapa também ganhou um carimbo filatélico comemorativo pelos seus 414 anos de vida. Todas as correspondências seladas na agência dos Correios do Shopping Center Lapa (Rua Catão, 72, 1º piso) levarão a marca filatélica até 22 de outubro.
Segundo Marcos Antonio Vieira da Silva, diretor dos Correios de São Paulo – Metropolitano, comemorar os 414 anos da Lapa é resgatar uma significativa história de São Paulo, pois no bairro estão registradas as passagens dos bandeirantes, que desbravaram caminhos, a catequização realizada pelos jesuítas. Este aniversário, diz, também serviu para relembrar a chegada dos imigrantes, que trouxeram seus costumes, culinária, arte e, com seu trabalho, tornaram esta uma das mais prósperas regiões da cidade. “Ao percorrermos este bairro, notamos ainda hoje preservados na sua arquitetura e vida social, nomes de ruas, estebelecimentos comerciais e industriais, características e tradições dos povos que para cá vieram”, declarou Silva.
O diretor ressaltou as parcerias com a Igreja na data especial para os católicos e com a Subprefeitura da Lapa – que procurou os Correios para prestar a homenagem à Lapa. A comunidade do bairro foi representada na cerimônia de lançamento do carimbo comemorativo pelo diretor do Colégio Santo Ivo, José Carlos de Barros Lima.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA