Em tempo de eleição majoritária existe uma regra básica do manual político lapeano, que dificilmente algum candidato deixa de cumprir: ao pedir votos na Lapa, a passagem obrigatória é pelo Mercado.
E foi exatamente assim que fez o prefeito Gilberto Kassab, na segunda feira, 7, ao dar início à sua maratona eleitoral em busca da reeleição. “Vou fazer campanha na hora do almoço e à noite”, avisou Kassab, que optou por não se licenciar da Prefeitura .
Ao lado da vereadora Mara Gabrilli (PSDB) e de lideranças do PV e do PMDB, Kassab percorreu os corredores do mercado por quase duas horas. Sorridente e descontraído, conversou com os consumidores e permissionários, recebendo beijos e abraços. Logo no início da caminhada parou numa das barracas e, dirigindo-se para a imprensa, disse: “Este é o primeiro voto que peço nesta campanha”. No campo político, Kassab evitou qualquer tipo de ataque ou comparações mais fortes com seus principais adversários, preferindo um discurso de realizações.
A ex-prefeita Marta Suplicy aproveitou o feriado de 9 de Julho para fazer campanha na Vila Nova Jaguaré, boa parte dela em zona de risco. Percorrendo a pé as ruas estreitas, Marta, acompanhada pelo vereador Donato (PT), conversou com os moradores, visitou algumas casas e distribui autógrafos, dando sinais de que ainda tem grande popularidade entre as camadas mais humildes da população paulistana. “Estão construindo um CEU aqui no Jaguaré. Conversei com uma moradora que me fez um pedido. Ela quer que esse CÉU tenha um Conselho Gestor. Assumi o compromisso de instituir esse Conselho, não só aqui neste CEU, mas em todos eles. É a partir do Conselho Gestor que a população vai poder dizer que tipo de atividades cada CEU deve ter”, garantiu a candidata.