Eleições 2022 – Conheça os candidatos da região

0
1602

Foto: José Cruz/Agência Brasil

José Cruz/Agência Brasil
Confira uma breve biografia de alguns dos candidatos à Assembleia e Câmara dos Deputados

Em todas as eleições, o Jornal da Gente elenca candidatos que moram, passaram pela região ou tiveram algum envolvimento durante sua carreira política. A seguir, confira uma breve biografia de alguns desses candidatos à Assembleia e Câmara dos Deputados.

Deputados Estaduais

Capitão Telhada Rep

Capitão
Telhada

Partido: Progressistas
Número: 11190

Rafael Telhada ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 2004. Serviu no 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (4º BPM/M), entre 2007 e 2011. Nos últimos meses esteve à frente da Força Tática do 16º Batalhão no Morumbi. Também foi comandante da 3ª Companhia do 4º BPM/M, sendo membro nato do Conselho Comunitário de Segurança de Perdizes/Pacaembu, onde acolheu demandas da comunidade e realizou palestras sobre segurança. Na sua atuação em campo, participou do atendimento de diversas ocorrências como um roubo à agencia dos Correios na Rua Guaicurus, um roubo de condomínio na Rua Croata e da agência do Banco do Brasil na Rua Afonso Sardinha. A pauta de segurança vem de família, sendo filho do deputado estadual Coronel Telhada.

 

Kleber Cabral Rep

Kleber
Cabral

Partido: Podemos
Número: 19500

Nascido em São Caetano do Sul, é morador da Vila Leopoldina há 16 anos. Formado em direito e engenharia mecatrônica pela USP, concorre a seu primeiro mandato. É auditor da Receita Federal há 25 anos, tendo atuado nas áreas aduaneira, de inteligência, fiscalização de grandes contribuintes e operações especiais. Participou a convite da Transparência Internacional e da FGV do grupo que redigiu as 70 Novas Medidas Contra a Corrupção. Foi presidente das entidades Unafisco e Sindifisco Nacional. Entre suas propostas estão a defesa do combate à corrupção, do empreendedorismo, dos valores cristãos, sendo integrante da Igreja Presbiteriana, da redução e simplificação de tributos, da devolução do ICMS para a população de baixa renda, de serviços públicos de qualidade e valorização dos funcionários públicos.

 

Marcos Manteiga Rep

Marcos
Manteiga

Partido: PTB
Número: 14190

Advogado criminalista com mais de 15 anos de atuação, principalmente na defesa de policiais contra mazelas do sistema. Em outubro do ano passado esteve na redação do JG onde conversou sobre as eleições da OAB, tanto da seccional como das subseções. Na época, ele era candidato a uma vaga no conselho estadual da entidade. Frequentou as reuniões do Conseg Leopoldina, bairro em que vive e trabalha, tendo sido um dos homenageados pelo conselho por sua contribuição e serviços prestados em prol da comunidade. Defende pautas ligadas à segurança pública, à valorização dos policiais e que políticos utilizem a rede de serviços da saúde e educação como forma de melhorar o atendimento. Sua proposta é fiscalizar e garantir a voz da população no parlamento.

 

Zerbini Rep

Marcos
Zerbini

Partido: PSDB
Número: 45780

Estudou direito na USP, onde se envolveu com a defesa da moradia para pessoas vulneráveis, dando início a movimentos na região de Pirituba, que aos poucos se estenderam para outros bairros como Lapa, Butantã, Barra Funda, Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaraguá, Perus e outros. Desde 1988 é o Coordenador Geral desses movimentos e um dos fundadores da ATST (Associação dos Trabalhadores Sem Terra), entidade presidida por sua esposa, Cleusa Ramos, com sede na Lapa de Baixo, que atua com educação, moradia e cursos profissionalizantes. Foi eleito vereador em 2000, sendo reeleito em 2004, e desde 2006 é deputado estadual na Alesp. Coordena a Associação Educar para a Vida, que proporcionou a cerca de 100 mil pessoas cursarem o nível universitário. Participou de eventos organizados pelo JG como o Café com Política.

 

Mauro Bragato Rep

Mauro
Bragato

Partido: PSDB
Número: 45125

Candidato pelo seu décimo primeiro mandato, é sociólogo e conhecido por sua atuação no sudoeste do estado, na região das cidades de Assis, Ourinhos, Presidente Prudente, entre outras. Foi secretário estadual de Habitação, prefeito de Presidente Prudente, membro do Conselho de Administração das Empresas de Energia do Estado de São Paulo e assessor do MEC (Ministério da Educação e Cultura) na implantação do Programa Bolsa Escola no estado. Defende investimentos regionalizados, a valorização dos municípios e dos agentes de segurança, estímulo à agricultura familiar e ao setor ferroviário. Tem uma atenção especial à região e aos comerciantes do Mercado da Lapa, para quem destinou recursos para auxiliar na compra de materiais de segurança sanitária durante a pandemia.

 

Giovanna Tripoli Rep

Giovanna
Tripoli

Partido: PSDB
Número: 45145

Formada em direito e relações internacionais. É a filha mais nova de Ricardo Tripoli. Sua atuação profissional foi voltada para a área pública, trabalhando para a melhoria da legislação relacionada à defesa do meio ambiente e da proteção animal. Em 2017, atuou diretamente com o então vice-prefeito Bruno Covas, como assessora de gabinete. Em 2019, foi assessora técnica na Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, sendo a responsável pelo início do projeto de implantação dos Hospitais Públicos Veterinários pelo interior do Estado. Entre suas propostas está dar continuidade aos projetos de hospitais gratuitos para cães e gatos e aos mutirões do Castramóvel, além de fortalecer o combate à caça e ao tráfico de animais silvestres. Conhece bem a região pelo fato de seus avós serem moradores da Vila Romana e Ipojuca.

 

Itamar Borges Rep

Itamar
Borges

Partido: MDB
Número: 15300

Nasceu em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, onde foi vereador e prefeito por três mandatos. Na Alesp também está em seu terceiro mandato como deputado estadual, mas entre junho de 2021 e março de 2022 se licenciou para assumir o cargo de secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Durante sua campanha esteve no Mercado Municipal da Lapa e ouviu as demandas dos permissionários. Advogado por formação, destaca a importância de dialogar com diferentes setores, tendo atuado em prol do agronegócio, comércio, indústria e serviços. É diretor da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), e presidente do Conselho Consultivo e membro do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Municípios (APM).

Flor Pinheiro Rep

Flor
Pinheiro

Partido: PSB
Número 40537

Radialista, atriz e dubladora. É moradora da Vila Ipojuca há mais de 20 anos e tem atuação comunitária em assuntos ligados ao meio ambiente, conservação de áreas verdes, preservação da qualidade dos espaços públicos, sustentabilidade, agricultura familiar, segurança alimentar e cultura. Em sua carta de compromissos, se compromete a apoiar pautas pela redução do uso de agrotóxicos, agir pela implantação e fortalecimento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO), fomento da discussão sobre o direito à alimentação e nutrição adequadas, criação e apoio à manutenção de hortas urbanas comunitárias, programas de combate ao desperdício de alimentos, a promoção da regeneração da vegetação nativa, entre outras.

 

Marcolino Rep

Luiz Claudio
Marcolino

Partido: PT
Número: 13310

Morador da Vila Leopoldina, iniciou sua militância política no final dos anos 1980 com o movimento estudantil. Simultaneamente, participou dos movimentos populares com foco em moradia, saúde e transporte na Zona Sul, onde vivia à época. Filiou-se ao PT em 1989 e entrou na Faculdade São Luiz, tendo se formado em economia em 2002. Foi funcionário do Banco Itaú, secretário-geral e presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no primeiro ano de mandato do presidente Lula e presidente da Comissão Municipal de Emprego da cidade de São Paulo. Em 2010, elegeu-se deputado estadual com 96.594 votos. Em 2015, foi diretor técnico da Ade Sampa e Superintendente Regional do Trabalho.

 

Rubia Mara Rep 2

Rúbia
Mara

Partido: MDB
Número: 15590

Moradora da Cidade Tiradentes, na zona leste. Durante a pandemia percebeu as faltas que a região sofria. Nesse momento, junto a outros jovens empreendedores, criou o “Urgências Corona”, movimento com o foco de trazer saúde e alimentação aos moradores de sua região. Filha de funcionários públicos, um advogado e uma matemática, cresceu vendo as mulheres de sua família empreendendo, vendendo desde bolos até decorações de festa. Na adolescência já era envolvida em projetos sociais e de empreendedorismo, participou da formação da REAFRO, sendo uma das coordenadoras estaduais. Formada em jornalismo, percebeu a falta de agências de divulgação da cultura periférica criando a Evidência Paralella. Esteve no Tendal da Lapa durante sua campanha.

 

Deputados Federais

Coronel Telhada Rep

Coronel
Telhada

Partido: Progressistas
Número: 1190

Nascido na Lapa, no antigo Hospital Mater Dei, onde hoje fica o Metropolitano. Ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1979, com 17 anos de idade. Serviu em várias unidades da Polícia Militar, entre elas o 23º BPM/I, o 4º BPM/M, a ROTA, o 3ºBPChq, o GATE, o COPOM e o 7º BPM/M. Foi um dos oficiais fundadores do GATE e comandou o pelotão da ROTA como 2º e 1º Tenente. Serviu no 4º BPM/M como 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão e Major. Todos os anos, no mês de agosto, se reúne com os veteranos da unidade. Em 2011 foi promovido ao mais alto posto da Polícia Militar, Coronel PM, e se aposentou. Em 2012 foi eleito vereador da cidade de São Paulo com 89.053 votos, sendo o quinto mais votado na cidade e também no país, e em 2014 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2018.

 

Claudia Carletto DV

Claudia
Carletto

Partido: PSDB
Número: 4517

Jornalista, pós-graduada em Marketing Político, com mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Em 2005, ocupou seu primeiro cargo na administração pública ao lado da senadora Mara Gabrilli. Foi secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania entre dezembro de 2019 e abril de 2022, enfrentando os imensos desafios impostos pela pandemia. Em março deste ano, esteve na ONU, em Genebra, acompanhando a senadora Mara Gabrilli onde participou de encontros das autoridades brasileiras e membros do alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) discutindo a entrada de suprimentos e ajuda humanitária à Ucrânia. Como representante da Prefeitura, reforçou o apoio da capital para as operações na fronteira com a Ucrânia e a disposição de acolher refugiados do conflito na cidade.

 

Cleusa Ramos Rep

Cleusa
Ramos

Partido: MDB
Número: 1578

Presidente da Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo (ATST), com sede da Lapa de Baixo. Começou sua atuação com os movimentos de moradia indo até a Secretaria de Habitação do Estado e da Prefeitura, fazendo caravanas à Brasília, passeatas e manifestações. O trabalho da entidade permite a aquisição de terras e construção de habitações de forma coletiva. Em parceria com o Governo do Estado, que garante a infraestrutura básica destes loteamentos, já foram criados 30 novos bairros, atendendo 40 mil famílias. A ATST também viabiliza a formação universitária, com mais de 100 mil associados já formados, e oferece cursos profissionalizantes focados na inserção no mercado de trabalho. Desde 2009 a entidade tem o projeto Banco de Alimentos São Francisco, com doação de alimentos para outras instituições.

 

Eliseu Gabriel Rep

Eliseu
Gabriel

Partido: PSB
Número: 4012

É professor de física formado pela USP, autor de livros didáticos, deu aulas no ensino público e privado, em universidades, cursinhos e no Telecurso da TV Cultura e da Fundação Roberto Marinho. Em seu sexto mandato como vereador é o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara. Foi o autor da Lei da Área Escolar de Segurança, da lei que criou a Semana de Incentivo à Leitura, da Lei da Transparência, que combate a corrupção, da Lei que criou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras. Levou uma universidade pública para a região Noroeste de São Paulo, o Instituto Federal de São Paulo-Campus Pirituba que já está em funcionamento. Em dezembro de 2012, foi convidado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.

 

Mario Covas Neto Rep

Mario
Covas Neto

Partido: Podemos
Número: 1999

Advogado, filho do ex-governador Mario Covas, ex-vereador de São Paulo por dois mandatos e candidato ao Senado em 2018, quando obteve mais de 2 milhões de votos. Autor da Lei Municipal de fornecimento de alimentos às crianças da rede pública de ensino durante as férias escolares e da lei que proíbe fogos de estampido alto, de forma a proteger idosos, pessoas com enfermidades, crianças e animais. Tem o objetivo de valorizar o Estado de São Paulo junto a políticas públicas nacionais, com defesa intransigente da democracia e da liberdade. Sobre os remédios genéricos, que possibilitaram o acesso à medicação de qualidade por um preço justo, quer fazer o mesmo com as medicações animais, que geralmente possuem um preço bem elevado. Defende o fim do foro privilegiado.

 

Saraiva Rep

Marcos
Saraiva

Partido: MDB
Número: 1537

Nascido em Pirituba com família proveniente da Lapa, viveu em uma casa chefiada por mulheres. Começou a trabalhar cedo para ajudar sua família e estudou na rede pública de ensino. Foi presidente do movimento Juventude PSDB (JPSDB) defendendo pautas para democratizar as estruturas políticas, de forma que mulheres, negros e gays tenham acesso e representatividade nas esferas políticas. A convite do então prefeito Bruno Covas assumiu um cargo na Secretaria Municipal de Educação, onde se deparou com o grande desafio de ter mais de 53 mil crianças de 0 a 5 anos sem creche. Trabalhou na formulação das parcerias entre poder público e entidades da área para criar novas vagas. Defende a valorização da educação, penas mais duras para assédio e feminicídio, combate à LGBTFOBIA e a geração de empregos.

 

Palumbo Rep

Delegado
Palumbo

Partido: MDB
Número: 1500

Mario Palumbo Junior passou sua infância em Araçatuba e posteriormente em Ribeirão Preto. Estudou na faculdade de direito da Unaerp, em Ribeirão Preto. Iniciou sua carreira na 6ª Seccional, no 47º DP – Capão Redondo. Integrou o Grupo de Operações Especiais (GOE), supervisionando a unidade que foi criada para atuar em operações de risco, no combate ao tráfico de drogas e na contenção de rebeliões e fugas em presídios e delegacias. Participou de episódios notórios como os ataques do PCC em 2006, e o caso que envolveu a Família Nardoni em 2008. É morador da região e recebeu as denúncias de comerciantes sobre os pedidos de propinas na Subprefeitura Lapa, dando origem à Operação Vesúvio que culminou na prisão em flagrante de uma funcionária e posteriormente da subprefeita.

 

Ricardo Tripoli Rep

Ricardo
Tripoli

Partido: PSDB
Número: 4565

Advogado formado pela PUC-SP. Elegeu-se vereador em 1983 e no mesmo ano foi Secretário Municipal dos Negócios Extraordinários e líder do Prefeito Mário Covas na Câmara Municipal. Foi deputado estadual por quatro legislaturas consecutivas, entre 1991 e 2007. Também foi secretário de Estado do Meio Ambiente no segundo governo de Mário Covas. É considerado um dos precursores do movimento ambientalista brasileiro e criou o Código Estadual de Proteção Animal (2005). No início de 2008, foi escolhido para ser o relator da proposta que consolida a Legislação Ambiental Brasileira e assumiu a presidência da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. Foi deputado federal por três mandatos e, até abril de 2022, exerceu a função de Secretário Municipal da Casa Civil da Prefeitura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA