Os moradores do condomínio residencial Central Parque Lapa reclamam da mudança de horário da coleta de lixo na região, de diurno para noturno. Segundo uma das moradoras, Lourdes Mercedes Coracini Fernandes, a mudança de horário tem perturbado o sono dos moradores. “Eles passam entre 2 e 3h da manhã”, relata a moradora.
Ela conta que o barulho é infernal. “Acorda todo mundo. É um absurdo”, acrescenta Lourdes. O inconfor-mismo com a alteração no horário do serviço também tem eco em outras regiões como Vila Romana e Ipojuca, principalmente na Rua Sepetiba, onde vários moradores reclamam da mudança na coleta.
Resposta
Por meio da Subprefeitura da Lapa, a Loga, empresa responsável pelo serviço de coleta, informa que a alteração de turno aconteceu não só na subprefeitura da Lapa, mas, também, em outras regiões da cidade, visando o atendimento das necessidades de logística da concessionária e que foi previamente submetida à análise e aprovação da Prefeitura.
A empresa explica ainda que com relação ao ruído, motivo da reclamação dos condôminos do Central Parque Lapa, o máximo produzido pelo caminhão coletor é de 70 decibéis, no momento em que está compactando os resíduos, o que não é permanente. A empresa lembra ainda que o índice de 70 decibéis é inferior aos 85 decibéis permitidos pelo Decreto 35.928 de 06 de março de 1996. Segundo a Loga, é necessário considerar que a cidade de São Paulo dispõe de um trânsito extremamente pesado durante o período diurno e colocar no trânsito cerca de 300 caminhões coletores, não só prejudica as operações de coleta, mas, contribui para degradar ainda mais o trânsito, haja vista que os caminhões coletores utilizam velocidade baixa para que as operações de coleta possam ser realizadas.