Na Lapa, Sampa em 17 ensaios

0
714

EDUARDO FIORA

Mostra fotográfica, teatro e palestras que colocam o bairro no contexto do crescimento da cidade. É assim a Lapa lembra o aniversário de São Paulo, que no dia 25, quarta-feira, comemora os 452 anos de sua fundação.
Como já acontece tradicionalmente, o Senac (unidade Scipião) organiza uma exposição fotográfica ressaltando aspectos da vida cotidiana na capital. Desta vez, com a mostra” Lá e Cá”, a instituição aproxima São Paulo de duas cidades portuguesas:: Lisboa e Porto. Ao todo, são 24 trabalhos de alunos do curso de bacharelado em fotografia do Senac e do Instituto Português de Fotografia. “Em fevereiro, Lisboa e Porto também receberão essa mostra, fruto de um importante intercâmbio bilateral”, afirma o curador do evento, João Kulcsár. “Já havíamos experimentado, com sucesso, parcerias com a Itália e Alemanha. Agora damos o primeiro passo para aproximar Brasil e Portugal, unindo os dois países por meio de um projeto fotográfico comum, capaz de registrar a vivência de cidades tão diferentes”
Segundo ele, foi pedido aos alunos que, livremente, registrassem imagens capazes de traduzir as três cidades do ponto de vista urbanístico ou social. O Senac recebeu 356 trabalhos, sendo que 17 deles foram selecionados para compor a exposição inaugurada na quinta-feira, dia 19. Dentre esses ensaios, o de Leonardo Galina foi escolhido como o mais significativo, ao retratar o quarto de uma favela no Jardim Pirajuçara. Como prêmio, Leonardo terá a oportunidade de estar em Lisboa e Porto na abertura das duas mostras locais.
As imagens da Paulicéia registram, também, tradicionais pontos como o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú; vista panorâmica da Zona Oeste, contrastando grandes edifícios ao fundo e dezenas de casas no primeiro plano; a vida cotidiana em subhabitações, entre outros cenários.”

Lá e Cá – São Paulo, Porto e Lisboa
Senac Lapa Scipião. Rua Scipião, 67
De segunda a sexta, das 9h às 16h30.
Ingresso: Grátis

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA