A comunidade lapeana comemorou os nove anos do tenente-coronel Luiz Nakaharada no comando do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano. Somente o fato de ficar tanto tempo num mesmo batalhão já credencia Nakaharada como uma pessoa diferenciada no bairro. Além de se tratar de um fato inédito, o comandante colecionou amigos em todas as entidades lapeanas, algo não muito fácil, levando em consideração que temos neste bairro uma sociedade complexa.
Na manhã da última quarta-feira, comerciantes e membros da comunidade homenagearam Nakaharada na Vila Leopoldina, o que o emocionou muito. À noite, os quase 38 anos de serviços prestados à Polícia Militar também foram lembrados numa grande festa promovida pela Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa. Juntamente com sua mulher, a pedagoga Maria Cecília Costa Nakaharada, o tenente-coronel recebeu ramalhete de flores e placa comemorativa, entre outros mimos dos presentes que se reuniram na Churrascaria Novilho de Prata, que recebeu 175 pessoas.
Para o conhecimento do leitor, Luiz Nakaharada nasceu em Itaquaquecetuba em 1945. É o quarto entre 10 irmãos. Criou o Grêmio Estudantil no Ginásio Estadual em Suzano em 1961, tendo participado do 1º Congresso Estudantil do Vale do Paraíba, em 1962. Um ano depois representa Suzano no evento em Jacareí. Casado com Maria Cecília, ele tem quatro filhos: Ana Lúcia, Luiz Pereira, Luiz Júnior e Fábio, além dos netos Murilo e Marina.
Começou na polícia na antiga Força Pública, em 14 de março de 1966. É um dos oficiais fundadores da Ronda Ostensiva “Tobias de Aguiar” (Rota), onde comandou Pelotão de Policiamento de Choque, supervisor de Patrulhamento e comandante de companhia da Rota. Foi promovido a 2º tenente por merecimento em 1970. Por bravura, também foi promovido a 1º tenente em 1974. Em 1979, inicia sua função de capitão da Polícia Militar. Há 13 anos, Nakaharada ocupa o cargo de tenente-coronel.
Na Lapa, desde 1994, tem se destacado como uma figura que auxilia a comunidade. Sempre ajudando as entidades, instituições beneficentes, escolas públicas e particulares e o cidadão comum. Firmou uma parceria informal com a Subprefeitura da Lapa, com o objetivo de ajudar a administração municipal no bairro, como destacou o próprio subprefeito Adaucto José Durigan, durante a homenagem da ACSP-Lapa.
Em nome do Jornal da Gente, quero agradecer pelo apoio prestado e parabenizar pelos nove anos no comando do 4º BPM/M. O voto do professor é para o pleno êxito no Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) e no Jovens Construindo a Cidadania (JCC), duas iniciativas da Polícia Militar, que tem sido destaque do seu batalhão. Na minha humilde opinião, esses dois projetos são a sua principal marca à frente do 4º BPM/M.