Polícia comunitária para a Vila Anastácio

0
710

Foto:

Tenente-coronel Luiz Nakaharada apresentou os soldados que atuarão na Vila Anastácio

Na presença de 60 membros da comunidade, foram apresentados os três dos cinco policiais militares comunitários da Vila Anastácio. Com a participação do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, o tenente-coronel Luiz Nakaharada, os soldados Alecsander Donizetti Pollo, Silvia Ekstein e Adriana D’Amico serão os responsáveis pela ronda nas 22 ruas do bairro. Os policiais Aziz e Sales não estiveram na reunião, mas também farão parte da polícia comunitária.
Nakaharada disse que esta modalidade de policiamento necessita da parceria permanente da comunidade, que deve conhecer e se aproximar cada vez mais dos policiais. Desta maneira, segundo o comandante do 4º BPM/M, os problemas de segurança na região serão solucionados. “Mais participante, o policial ficará mais próximo das famílias de Vila Anastácio”, observa o tenente-coronel. “A polícia comunitária está baseada no tripé Estado, comunidade e Polícia Militar”, arrematou.
Geograficamente, o bairro favorece a implantação deste núcleo pelo fato de estar quase num aquartelamento com poucas ruas, que ficam entre a marginal e a estação do trem. “Para se verificar a eficiência da polícia comunitária, basta se fazer a comparação com os trabalhadores do Correio e da coleta de lixo. Esses profissionais atravessam regularmente as ruas de um bairro, fazendo seu trabalho de forma eficaz. Os policiais também seguirão esta rotina”, garantiu Nakaharada.
De segunda à sexta-feira, dois policiais militares fazem a ronda escolar. Um outro se responsabiliza pela área próxima ao hipermercado Extra. Outros dois soldados patrulham o bairro (carro a 20 quilômetros por hora), dos quais um atende o 190 (emergência). Além da polícia comunitária, a Vila Anastácio também conta com o Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), que tem como objetivo prevenir a violência dentro das escolas.
As iniciativas do 4º BPM/M têm o apoio do Conselho das Sociedades Amigos da Região da Lapa (Consabs) e da União dos Moradores da Vila Anastácio. Quem quiser mais informações, sugestões e reclamações pode ligar para 3836-8915, com Walter Auad Bustamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA