Na presença de 60 membros da comunidade, foram apresentados os três dos cinco policiais militares comunitários da Vila Anastácio. Com a participação do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, o tenente-coronel Luiz Nakaharada, os soldados Alecsander Donizetti Pollo, Silvia Ekstein e Adriana D’Amico serão os responsáveis pela ronda nas 22 ruas do bairro. Os policiais Aziz e Sales não estiveram na reunião, mas também farão parte da polícia comunitária.
Nakaharada disse que esta modalidade de policiamento necessita da parceria permanente da comunidade, que deve conhecer e se aproximar cada vez mais dos policiais. Desta maneira, segundo o comandante do 4º BPM/M, os problemas de segurança na região serão solucionados. “Mais participante, o policial ficará mais próximo das famílias de Vila Anastácio”, observa o tenente-coronel. “A polícia comunitária está baseada no tripé Estado, comunidade e Polícia Militar”, arrematou.
Geograficamente, o bairro favorece a implantação deste núcleo pelo fato de estar quase num aquartelamento com poucas ruas, que ficam entre a marginal e a estação do trem. “Para se verificar a eficiência da polícia comunitária, basta se fazer a comparação com os trabalhadores do Correio e da coleta de lixo. Esses profissionais atravessam regularmente as ruas de um bairro, fazendo seu trabalho de forma eficaz. Os policiais também seguirão esta rotina”, garantiu Nakaharada.
De segunda à sexta-feira, dois policiais militares fazem a ronda escolar. Um outro se responsabiliza pela área próxima ao hipermercado Extra. Outros dois soldados patrulham o bairro (carro a 20 quilômetros por hora), dos quais um atende o 190 (emergência). Além da polícia comunitária, a Vila Anastácio também conta com o Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), que tem como objetivo prevenir a violência dentro das escolas.
As iniciativas do 4º BPM/M têm o apoio do Conselho das Sociedades Amigos da Região da Lapa (Consabs) e da União dos Moradores da Vila Anastácio. Quem quiser mais informações, sugestões e reclamações pode ligar para 3836-8915, com Walter Auad Bustamente.