A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, esteve no bairro na última segunda-feira. Primeiramente, ela visitou a Unidade Básica de Saúde Jardim Vera Cruz, localizada na Rua Saramenha, desde agosto. A prefeita ouviu a comunidade, que lutou durante 23 anos para conseguir uma sede própria para a unidade. Marta afirmou que está tentando recuperar a saúde do município, saindo do antigo PAS para a criação de equipes do Programa de Saúde da Família, trabalhando na prevenção. Além disso, pretende reformar 18 hospitais e montar equipes para 104 ambulâncias e ainda 26 carros com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Na Universidade Paulista (Unip), a prefeita falou a uma platéia formada por estudantes do Cursinho da Poli e do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (Cnab), que recebem bolsa integral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade. Marta defendeu seus programas sociais para a área de educação, como o Centro de Educação Unificada (CEU) e a concessão do Bolsa Trabalho-Cursinho. A prefeita foi homenageada pela Unip, que aproveitou a ocasião para sortear duas bolsas para as alunas Priscila de Oliveira, de 21 anos, e Elaine dos Santos Silva, com 18 anos de idade.
Durante almoço para aproximadamente 150 empresários e lideranças comunitárias na Associação Paulista de Supermercados (Apas), Marta Suplicy voltou a defender o aumento de tributação aplicado aos mais ricos, diminuindo a carga aos menos favorecidos. Ela disse que os programas sociais receberam 43% do Orçamento de São Paulo – que, para o ano que vem, deverá ficar em torno de R$ 14 bilhões. Além disso, segundo Marta, 13% do total que a Prefeitura arrecada está comprometido durante 30 anos, com o pagamento da dívida da cidade junto ao governo federal.
Inaugurada Praça de Atendimento
Em solenidade na Subprefeitura da Lapa, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, inaugurou a Praça de Atendimento na última segunda-feira. Com 400 metros quadrados, o local conta com 14 guichês e 16 computadores – dos quais três equipamentos para cadastro do Bilhete Único Especial, da SPTrans. O projeto visa maior agilidade e transparência nas informações prestadas pelo poder público municipal ao cidadão comum. Esta é a maior Praça de Atendimento entre as 25 já inauguradas pela administração municipal.
O sistema inteligente melhora o atendimento, dando mais conforto ao usuário. A Praça fica no pavimento inferior, com fácil acesso a idosos e deficientes físicos. O secretário das Subprefeituras, Antonio Donato Madorno, afirmou que a descentralização administrativa melhorará o atendimento da demanda do munícipe.
Também elogiou a comunidade lapeana pela organização do Baile dos Pioneiros da Lapa, uma realização do Conselho das Sociedades Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consabs) e o Jornal da Gente, apoiado pela Subprefeitura da Lapa. Donato disse ser um exemplo de boa administração a parceria entre a Subprefeitura da Lapa e a comunidade local.
O subprefeito Adaucto José Durigan disse que a abertura desse modelo informatizado e moderno de atendimento era um compromisso da administração para com os seus moradores, que têm o direito de reivindicar cada vez um melhor serviço público.
Durante a cerimônia de inauguração da Praça de Atendimento, membros da comunidade da Lapa de Baixo solicitaram mais uma vez a construção da Passarela, que ligará a Lapa com a parte baixa do bairro.
No almoço promovido pela Associação Paulista dos Supermercados (Apas), o presidente do Fórum Lapeano da Cidadania, Mario Hermelino Ferreira, entregou um documento e recortes de jornal com a reivindicação da instalação imediata do acesso.