Angélica é uma jovem de 18 anos que deixará o abrigo do Instituto Rogacionista, na Lapa, nos próximos dias, para começar uma nova vida na unidade feminina da República Jovem, recém instalada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, na Rua Matias Roxo, na região da Leopoldina.
É que ao completar 18 anos, Angélica não pode ficar no abrigo de crianças (até 17 anos e 11 meses), onde mora com os irmãos. Durante os seis anos de abrigamento, a jovem participou de cursos e projetos profissionalizante. Para estruturar sua nova fase de vida, ela busca uma oportunidade de emprego.
Assim como Angélica, Michel que já está morando na unidade masculina da República, na Rua William Speers, também procura uma colocação no mercado de trabalho.
Estrutura
Segundo Fabiana Brentan da Equipe Técnica de Proteção Social e Especial da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), adolescentes como Angélica e Michel chegam à República Jovem encaminhados por abrigos, Centros de Atendimento Permanente (CAPS) ou Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Crecas). “É um projeto piloto com o objetivo de oferecer proteção social aos jovens entre 18 e 21 anos que se encontram em situação de abrigamento, a fim de orientá-los para a conquista da autonomia e auto-sustentação”, explica Fabiana.
Na Lapa, a pedagoga, Avanilda Bezerra da Silva Mariano, será a coordenadora responsável por estabelecer, junto com os jovens, as normas internas de convivência e atividades culturais nas duas unidades. “Os jovens serão estimulados a dar continuidade aos estudos e terão, em parceria com a rede, aprimoramento profissional, ampliando suas possibilidades no mercado de trabalho”, destaca a coordenadora.
Os custos de locação do imóvel, tarifas públicas (água, luz, gás) e alimentação das unidades serão subsidiados pela organização conveniada: a AGES (Associação Civil Gaudium Et Stes), que recebe repasse de verba mensal da SMADS.
A República Jovem da Lapa vai receber os jovens encaminhados por órgãos de oito Subprefeituras além da Lapa. Os empresários interessados em oferecer trabalho aos jovens podem ligar para a Supervisão de Assistência e Desenvolvimento Social da Subprefeitura da Lapa pelo telefone 3803-9441.