Semana decisiva

0
987

As mais de 300 pessoas que prestigiaram o evento em homenagem à subprefeita da Lapa, Luiza Nagib Eluf, na quinta-feira, 20, saíram do auditório Irmãos Villas Bôas, no Colégio Santo Ivo, impressionadas com alguns atributos da nova gestora regional: simpatia, elegância, simplicidade, consciência comunitária, além de uma expressão verbal clara, objetiva e que transpira sinceridade.
Mas ao voltarem para casa, muitas dessas pessoas passaram a perguntar: se a nova gestora afirma ,com todas as letras, que encontrou uma situação administrativamente bem mais complicada do que poderia imaginar, como será possível mudar esse quadro se as máquinas pública e política impõe a Luiza Eluf entraves na hora de exonerar e nomear?
O questionamento é procedente: passados mais de 30 dias do início de sua gestão, Eluf ainda não conseguiu anunciar oficialmente a composição de seu gabinete, salvo a chefia de gabinete e a coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
A subprefeita já definiu os principais nomes que deseja ter ao seu lado na espinhosa missão de administrar seis distritos, onde vivem mais de 600 mil pessoas, além de uma gigantesca população flutuante. Porém, para que seu time entre em campo são necessárias duas ações básicas, que o prefeito Gilberto Kassab e o secretário Andrea Matrazzo não podem mais protelar: primeiro a exoneração dos nomes que fracassaram na gestão iniciada em 1º de janeiro de 2005 e finda em 20 de agosto de 2007; ato contínuo, a nomeação da equipe substituta, que, como Eluf, tem raízes, por vezes históricas, na Lapa e região.
O próprio secretário Matarazzo, ao visitar, dias atrás, a Doze de Outubro, afirmou ao JG que os subprefeitos têm autonomia para formar seu gabinete desde que atuem em sintonia com as diretrizes gerais da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Se assim for, quais os motivos que impedem Eluf de administrar delegando a pessoas de sua confiança as tarefas de reconstrução de bairros abandonados por quase três anos seguidos?
Todos os 300 convidados se sensibilizaram quando Luiza Eluf, em seu discurso de agradecimento, disse que “diante de tantos problemas, só não entrei em desespero por saber que a comunidade está comigo”. Coragem, então, não lhe faltará para dizer aos seus superiores que já chegamos à undécima hora. Portanto, o Diário Oficial, nos próximos dias, precisa dar a Eluf a segurança de poder administrar com gente de sua confiança.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA