Sinais de impaciência

0
868

Ubirajara de Oliveira Diretor

Já se passaram mais de um mês e meio da nova administração tucana na cidade.E o que se viu até agora foi uma completa paralisia da maquina (?) administrativa, como costumam dizer aqueles que parecem ter um pouco mais de intimidade com o poder municipal.
Exemplos desta paralisia, basta um pequeno passeio de carro pelas ruas do bairro: buracos nas ruas, falhas na iluminação, sujeira nas ruas, matos nas praças, faixas publicitárias (proibidas!) nas esquinas para ficar nos fatos mais elementares.
Há quem diga, com conhecimento de causa, que não se encontra um único responsável por nada, na sede da subprefeitura. Há quem vá além, dizendo que não se encontra um único cidadão, fazendo solicitação de qualquer natureza em qualquer coordenadoria municipal, quando não se descobre que ela foi extinta ou o seu responsável ainda não foi nomeado.
A resposta para esta completa letargia? Aquela de sempre, a mesma de todos os governos que se iniciam. Não há dinheiro, os contratos foram suspensos, ordens para não se contratar ninguém e por aí vai.
Gostaria como leigo nestes mistérios da administração pública, embora com uma razoável experiência em administração de empresas privadas, suscitar duas questões.
A primeira diz respeito a esta questão de verbas. Até acredito que elas não existam para as grandes obras de que o bairro e a cidade precisam, até por razões orçamentárias que sempre é um pouco difícil entender. Mas o que se faz com o dinheiro que entra todo o mês nos cofres da prefeitura, faça chuva ou faça sol como diz um empresário conhecido meu, arrecadado na forma de impostos e taxas.
Como ninguém até agora reclamou que os seus salários estão atrasados, com exceção de alguns contratados, concluo que esta arrecadação é destinada para a folha de pagamento.
E daí vem a segunda pergunta: o que faz ou deveria estar fazendo toda esta gente, que salvo engano meu, só na subprefeitura da Lapa totaliza seiscentos funcionários. Você leitor, deve saber que são poucas as empresas que dispõe hoje de um contingente de mão-de-obra desta grandeza.
Então o que falta?
Na minha modesta opinião, falta um plano de ação, falta comando, falta vontade e falta vergonha na cara.
Mesmo porque está todo mundo cansado deste papo de governantes que só falam em déficit fiscal, ajuste de contas, falta de verbas, desvio de dinheiro, alongamento da dívida e assim por diante.
A continuar assim está na hora dos contadores, eles mesmos estes que a gente sempre tem que ter um, entrarem para a política. Porque nestas tarefas eles são insuperáveis!
Quase já ia me esquecendo do recado final: a comunidade e seus líderes já estão dando sinais de impaciência!
Está na hora de um dos lados começar a agir!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA