Telégrafo será emprestado para Museu da Lapa

0
942

Foto:

Capitão João Luiz Ferraz acompanhou a abertura da caixa

O telégrafo Policial de 1910 que ficou na parede de um bar na esquina da Rua Doze com a Cincinato Pomponet cerca de 100 anos, já foi integrado ao Museu da Polícia Militar, onde passará por um trabalho de higienização, interna e externa, para depois ser emprestado para exposição no Museu da Lapa.
A retirada do aparelho da parede do bar só foi possível com a autorização de um dos donos do prédio, Sérgio Sbrighi, que acompanhou a remoção da caixa, na manhã do último domingo, 8, junto com o morador e historiador da Lapa, Décio Ferreira, que, na edição publicada de 3 a 9 de maio, contou a história do primeiro aparelho de comunicação do bairro. Com a publicação da matéria que retratou a importância o telégrafo (escrito com ph) para a história da Lapa, a direção do Museu da PM se uniu às lideranças comunitárias para retirar o equipamento.
Como a caixa só interessava ao museu da PM se estivesse com as características originais, no dia 5, o chaveiro (Toninho) conseguiu abrir a porta que estava emperrada. “A caixa de emergência está completa, com o aparelho telefônico e até o fio é original”, constatou o coordenador do Museu da PM Capitão João Luiz Ferraz. “Naquela época o fio era cobre e tecido. O pixe funcionava como um isolante”, completou o policial. Para Décio e Boneli, o momento é histórico.

Acervo da PM

A relíquia está em poder do Museu da PM, dirigido pelo tenente coronel Álvaro Guimarães dos Santos que recebeu a visita de Décio e Boneli que foram conhecer o acervo militar e o processo de higienização da caixa de emergência. “Naquela época, se colocava o ponteio sobre o que se desejava chamar (desastre, crime, resistência, telephone, carro de preso, ambulância ou carro de cadáver), tirava fone do gancho e baixava a manivela que tocava na central. Logo chegava o socorro. Caso não se conseguisse linha, que era difícil naquela época, o policial passava uma mensagem por código morse”, explicou o diretor, o funcionamento do equipamento, durante a visita dos lapeanos ao museu da Polícia Militar, na terça-feira, 10, no Centro. “Depois de limpo, vamos fazer um contrato de empréstimo para exposição no Museu da Lapa”, afirmou o Capitão.

Confira fotos do telégrafo antes, durante e após da retirada.

Clique e confira:

Antes da retirada

Durante a retirada

Após da retirada

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA