O ex-deputado federal pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) José Aníbal conheceu a Associação Reciclázaro para saber como poderia auxiliar os projetos da entidade. A visita do tucano aconteceu na última terça-feira, em meio às dificuldades da associação em conseguir atenção junto ao governo estadual. Os membros da Reciclázaro pediram o registro de utilidade pública estadual para conseguir isenção de impostos, como IPVA, por exemplo, e facilitar novas parcerias com entidades privadas. “Também gostariam de ter a titularidade de entidade de utilidade pública federal para aliviar os encargos patronais e outros impostos”, lamenta Aparecido Martins, coordenador do Reciclázaro, que conta com 108 funcionários.
Martins, juntamente com o responsável pela comunicação, Marcos Vaz, ainda reivindicaram um espaço para conseguir aumentar seu trabalho de ação social. Diariamente, a associação atende 1.400 homens, principalmente excluídos dependentes químicos. Eles fizeram coro para ampliar suas oficinas de material reciclável, como vassouras de madeira e plástico e máquinas de vidro. Também pediram outros equipamentos para gerar renda a esta população, muito discriminada pela sociedade.
Outra reivindicação do Reciclázaro é conseguir realizar um trabalho voltado para a recuperação de mulheres, como acesso a hospitais, assistência especializada e outros benefícios para que o sexo feminino também consiga renda e formas dignas de sobrevivência.
José Anibal, que deixou a presidência do PSDB há menos de um mês, mas que ainda é ouvido no Palácio dos Bandeirantes, se comprometeu a acompanhar o processo do registro de utilidade pública junto à Secretaria de Estado de Assistência Social para saber qual é o empecilho. Também quer encontrar terrenos ou imóveis já doados à Universidade de São Paulo ou mesmo nas demais instâncias do governo estadual para verificar se existe a possibilidade de transferir para a Reciclázaro. “Quanto à atividade social destinada a mulheres, pretendo checar a hipótese de conseguir ajuda no Hospital do Servidor Público Estadual”, finalizou.
Quem puder auxiliar a Associação Reciclázaro pode ligar para 3871-5972 ou conhecer a entidade, localizada na Praça Cornélia, 101.