Crianças e adultos de baixa renda contam com um atendimento odontológico gratuito no consultório do Centro Social Coração de Maria, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Vila Leopoldina. Dez dentistas voluntários doam um pouco do seu tempo e talento para restaurar o sorriso dessas pessoas durante a semana.
A maioria dos pacientes chega de núcleos habitacionais, como o alojamento Humaitá, favelas e caixarias próximas ao Ceagesp além de trabalhadores da região. Sem condições de pagar pelo serviço, que custa em média R$ 400,00 no consultório particular, essas pessoas procuram os voluntários como única alternativa para melhorar a saúde bucal e a aparência.
A coordenadora do Projeto Odontológico do CSCM, Maria Aurora Ferreira de Melo, conta que as cerca de 130 criança e adolescentes (entre seis e 14 anos e onze meses) atendidos pelo Núcleo Socioeducativo do Centro Social, onde os estudantes permanecem em horário alternados com o da escola, tem prioridade no serviço. “Eles vêm de vários bairros da região Oeste. Além do atendimento odontológico, o CS oferece atendimento médico, farmácia de alimentação (desjejum, almoço e lanche). As crianças e jovens também desenvolvem atividades escolares, esportivas e culturais durante o dia”.
Triagem
Maria Aurora explica que todas as pessoas que são encaminhadas para o serviço odontológico passam por uma triagem. “O atendimento é voltado as comunidades de baixa renda”, frisa a especialista, destacando que o paciente não pode faltar ao tratamento. “Se acumular duas faltas, ele é eliminado”, esclarece a coordenadora.
Entre os voluntários do projeto estão os dentistas Luis Roberto Suman e Douglas Baladi Melo, que assim como Maria Aurora, desenvolvem o trabalho voluntariamente há nove anos, como parte de um projeto de vida. “Os dentistas tem consciência da importância do trabalho social e não faltam aos plantões”, comenta ela.
No consultório são oferecidos seviços como restauração, periodontia básica e pediatria. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 14h às 17h. Rua Barão da Passagem, 971.
Mais informações pelo telefone 3832-9318.