A arte de se defender

0
2817

Foto:

Krav Magá: arte de defesa pessoal

A violência é uma realidade dolorosa nos dias de hoje e não nos cabe aqui discutir o que o governo ou a população pode fazer para mudar isso. Mas o cidadão comum pode – e deve – ter o direito de se proteger. O Krav Magá é reconhecido no mundo inteiro como uma arte de defesa pessoal. “É uma arte porque, além de proporcionar ferramentas para defesa pessoal, é um caminho de vida e vai te ajudar em todos os momentos e torná-lo uma pessoa melhor”, diz Avigdor Zalmon, israelense que há 12 anos mora em São Paulo e um apaixonado pelo assunto. O Krav Magá é uma técnica de defesa pessoal criada em 1940 pelo israelense Imi Lichtenfeld, que era campeão de judô, de luta romana e lutou na Segunda Guerra Mundial contra os nazistas. “Ele foi uma pessoa muito acima da média”, diz Avigdor.
“O Krav Magá nasceu de uma necessidade e até 1964 era praticado somente pelo exército israelense, depois foi divulgado para a população civil e as demais comunidades”, explica o professor.
Avigdor trouxe a técnica para São Paulo em 1999. Na primeira academia, já em Perdizes, ele panfletava em supermercados, estacionamentos, e logo as aulas estavam lotadas. Ele explica que qualquer pessoa, a partir de sete anos de idade, pode treinar: “Sim, homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos. Temos aproximadamente 30% de mulheres. A aula dura cerca de uma hora, duas vezes por semana, com uns 20 a 30 minutos de aquecimento e depois técnica”, diz Avigdor. As turmas são mistas e não têm divisão de idade. Ele garante que em três a quatro meses já se tem noções básicas da defesa pessoal.
Os exercícios aguçam os seis sentidos – os cinco já conhecidos mais a capacidade de pressentir movimentos de ataque. Avigdor é rigoroso com os alunos e avisa: “Você nunca vai poder atacar com essa tática. Na verdade, uma coisa muito importante que falamos é que nossos alunos são pessoas que não vêm aprender a bater e sim aprender a se defender”. Ele lembra que, ao ser atacado, você tem que ter preparo técnico, físico e equilíbrio emocional.
A prática de Krav Magá também recupera a autoestima e a confiança. “E não há dúvida nenhuma de que, se você fizer o Krav Magá, você vai se tornar um vencedor em todos os aspectos”, finaliza Avigdor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA