Adenilson Honorato tem 41 anos foi morar na rua por problemas familiares. Acolhido no Albergue Zancone da Imperatriz Leopoldina há dois meses, ele foi um dos selecionados para atuar como zelador de praça na região da Subprefeitura da Lapa.
Adenilson pretende dar um novo rumo a sua vida com o curso de capacitação em jardinagem do Programa Operação Trabalho oferecido pela Secretaria Municipal do Trabalho em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Subprefeitura da Lapa. Assim como ele, outros cinco albergados na Leopoldina estão no programa. A história de Carlos Lima dos Santos (46 anos), se assemelha a de muitos andarilhos. Ele morava no emprego e foi dispensado, ficou desempregado e sem moradia, há dois meses está no albergue. Seu companheiro de curso, Domingos Ferreira (52 anos) teve o mesmo destino. O curso da Prefeitura é visto por Ferreira como uma chance de recomeço assim como Milton Leão da Silva (51 anos), Alexandre Henrique Lacerda Barreiros (29 anos) e o jovem de 22 anos Caio Camargo, encaminhado para o albergue por um agente do CRAS(Centro de Referência de Assistência Social – Lapa).
Benefícios
Eles estão juntos no curso preparatório de jardineiro que a Prefeitura oferece as pessoas desempregadas, com baixa renda e pouca qualificação profissional. Os selecionados recebem bolsa-auxílio mensal de R$ 535,50 além do curso de capacitação e ferramentas para manutenção e limpeza das áreas verdes. O trabalho nas praças começa dia 30.