A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, e o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, assinaram um Protocolo de Intenções que dá direito a bolsa-auxílio (de R$ 210,00) aos alunos dos cursos da Escola de Moda, inaugurada quarta-feira, 27, no piso térreo do Fussesp, no Parque da Água Branca.
A notícia da ajuda financeira foi uma surpresa aos inscritos nos cursos de roteiro de costura (modelagem, corte e costura), bijuteria, confecção de caixas, bordados em linha e pedraria, crochê e patchwork. A maioria está desempregada e é da periferia da Cidade. “Os alunos aprenderão sobre história da moda, técnicas sobre o curso escolhido e desenvolverão peças seguindo as tendências do mercado”, disse a primeira-dama.”Nosso objetivo é qualificar pessoas da periferia, principalmente os desempregados. Então eu pensei, se eles estão desempregados vão precisar de um apoio. Os alunos vão ter alimentação, receber o material didático, o uniforme e o vale-transporte, mais o bolsa-auxílio, que é muito importante. Eu convidei o secretário do Emprego justamente focando nisso (na bolsa-auxílio). Ele veio conhecer as salas e se entusiasmou, aí começou essa parceria (da bolsa que é da secretaria)”, explicou Lu Alckmin.
Segundo ela, a meta é capacitar 1280 alunos em 2011. “Esta é uma forma de ampliar as chances da população carente na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Por outro lado, também oferecemos ao mercado da moda profissionais capacitados”, afirmou a presidente do Fussesp.
Os cursos da Escola de Moda são gratuitos e destinados às pessoas com mais de 18 anos. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, quatro horas por dia, durante dois meses (seis semanas de aulas e duas semanas de oficina).
“Esta parceria é um grande passo para esta nova fase dos Cursos de Qualificação Profissional. Estamos priorizando qualificar a demanda que já existe, pois a inserção no mercado de trabalho se dá com muito mais facilidade”, disse Zaia.
A próxima turma terá início em 1º de agosto. A entrada da Escola de Moda é pela portaria da Rua Ministro Godói, 180. Outras informações pelo telefone 2588-5896 e 2588-5762.