Nos gabinetes da Prefeitura de São Paulo, este jornal é avaliado como uma das melhores e mais importantes publicações de caráter regional da cidade de São Paulo. Dois fatores pesam nessa avaliação. Um deles tem a ver com a forma do conteúdo do Jornal da Gente, fruto de reportagens e investigações próprias e não uma simples reprodução de matérias oficiais disponíveis na internet, expediente utilizado por muitas publicações de distribuição gratuita. Outro tem a ver com a ética da nossa produção editorial, que dispensando assumir compromissos “chapa-branca”, fecha, isto sim, compromisso com a comunidade, levando aos órgãos da administração pública a realidade das demandas coletivas e trazendo ao coletivo a visão das autoridades públicas. A consequência dessa postura é um jornalismo informativo, analítico e que não abre mão da crítica responsável e construtiva.
Se muitas vezes julgamos necessário fazer reparos às políticas públicas da gestão Gilberto Kassab, sobretudo na área social e urbanismo, entendemos ser oportuno apontar o sucesso de programas municipais como Zeladores de Praça e os Circuitos de Corridas de Rua.
A capacitação de zeladores de praças é uma iniciativa de três secretarias: Emprego e Relações do Trabalho, Verde e Meio Ambiente, e Coordenação das Subprefeituras. Em São Paulo existem cerca de 6 mil praças e em cada uma delas, a Prefeitura quer colocar entre três e quatro zeladores, totalizando, no mínimo de 18 mil pessoas com emprego e renda. Além desse caráter de inclusão, o programa tem outro aspecto devidamente lembrado pelo subprefeito Carlos Fernandes, que é o de integrar o zelador com moradores e os moradores com as praças, redimensionando, assim, o sentido da vida em comunidade.
Já as corridas de rua, em circuitos regionais pelas 31 subprefeituras, colocam em evidência a vocação da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo que é democratizar as atividades esportivas e de lazer na cidade. A corrida e caminhada no Circuito Lapa, realizada no dia 8 deste mês, também redimensiona a vida em comunidade. O evento, que contou com apoio da Sub Lapa, Jornal da Gente e ACM-Lapa, trouxe para a City grupos representando entidades e empresas da região, além de inúmeros moradores de outros bairros da cidade, num total de 2.150 pessoas, que tiveram a oportunidade de praticar esporte, fazer exercícios e trocar experiências, aproveitando a manhã ensolarada de um domingo bem lapeano.
Eventos como este, as Viradas Cultural e Esportiva, programas como Zeladores de Praça, Operação Cata Bagulho, Operação Delegada e potencialização dos Centros de Apoio ao Trabalho (CATs), com resultados expressivos, podem ser considerados os grandes cartões de visita da gestão Kassab nos bairros da gente.