Acertos de Kassab

0
987

Nos gabinetes da Prefeitura de São Paulo, este jornal é avaliado como uma das melhores e mais importantes publicações de caráter regional da cidade de São Paulo. Dois fatores pesam nessa avaliação. Um deles tem a ver com a forma do conteúdo do Jornal da Gente, fruto de reportagens e investigações próprias e não uma simples reprodução de matérias oficiais disponíveis na internet, expediente utilizado por muitas publicações de distribuição gratuita. Outro tem a ver com a ética da nossa produção editorial, que dispensando assumir compromissos “chapa-branca”, fecha, isto sim, compromisso com a comunidade, levando aos órgãos da administração pública a realidade das demandas coletivas e trazendo ao coletivo a visão das autoridades públicas. A consequência dessa postura é um jornalismo informativo, analítico e que não abre mão da crítica responsável e construtiva.

Se muitas vezes julgamos necessário fazer reparos às políticas públicas da gestão Gilberto Kassab, sobretudo na área social e urbanismo, entendemos ser oportuno apontar o sucesso de programas municipais como Zeladores de Praça e os Circuitos de Corridas de Rua.

A capacitação de zeladores de praças é uma iniciativa de três secretarias: Emprego e Relações do Trabalho, Verde e Meio Ambiente, e Coordenação das Subprefeituras. Em São Paulo existem cerca de 6 mil praças e em cada uma delas, a Prefeitura quer colocar entre três e quatro zeladores, totalizando, no mínimo de 18 mil pessoas com emprego e renda. Além desse caráter de inclusão, o programa tem outro aspecto devidamente lembrado pelo subprefeito Carlos Fernandes, que é o de integrar o zelador com moradores e os moradores com as praças, redimensionando, assim, o sentido da vida em comunidade.

Já as corridas de rua, em circuitos regionais pelas 31 subprefeituras, colocam em evidência a vocação da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo que é democratizar as atividades esportivas e de lazer na cidade. A corrida e caminhada no Circuito Lapa, realizada no dia 8 deste mês, também redimensiona a vida em comunidade. O evento, que contou com apoio da Sub Lapa, Jornal da Gente e ACM-Lapa, trouxe para a City grupos representando entidades e empresas da região, além de inúmeros moradores de outros bairros da cidade, num total de 2.150 pessoas, que tiveram a oportunidade de praticar esporte, fazer exercícios e trocar experiências, aproveitando a manhã ensolarada de um domingo bem lapeano.

Eventos como este, as Viradas Cultural e Esportiva, programas como Zeladores de Praça, Operação Cata Bagulho, Operação Delegada e potencialização dos Centros de Apoio ao Trabalho (CATs), com resultados expressivos, podem ser considerados os grandes cartões de visita da gestão Kassab nos bairros da gente.

COMPARTILHE
Artigo anteriorEVENTO
Próximo artigoO Pai

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA