Conselho Participativo terá eleições regionais

0
849

Foto:

Prefeito afirmou que a descentralização da gestão é fundamental para uma cidade do tamanho de São Pa

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad lançou na quinta-feira (1º) o Conselho Participativo Municipal em solenidade que contou com a presença dos vereadores, subprefeitos e secretários municipais, na sede da Prefeitura. A finalidade do conselho é assegurar a participação da sociedade no planejamento, fiscalização das ações e gastos públicos, além de sugerir políticas públicas no âmbito de cada uma das 32 subprefeituras da cidade. Cada uma elegerá um conselho regional para cuidar de seus problemas. “Os conselhos das subprefeituras terão a mesma missão e talvez serão até mais importantes, pois estão no chão da cidade, mais perto da população”, disse o prefeito durante a solenidade na Prefeitura.

O vereador José Police Neto (PSD) notou que o prefeito esqueceu de citar que a criação do Conselho foi de sua autoria. Neto é do partido do ex-prefeito Gilberto Kassab, antecessor de Haddad. Para ele, a Cidade dá um passo importante no processo democrático.  “Com eleições distritais, os candidatos serão dos distritos, os eleitores serão dos distritos e a atuação deles será no distrito. A partir de 2014, São Paulo terá mais de 1100 novos conselheiros ajudando a cidade a bem decidir suas questões”.

Para o subprefeito da Lapa, Ricardo Pradas, o conselho regional dará mais respaldo à tomada de decisões importantes para região. O número de conselheiros em cada região vai variar de 19 a 51, de acordo com a distribuição da população nas subprefeituras e seus distritos. Na area da Subprefeitura Lapa serão eleitos 38 conselheiros no total.

Eleição Distrital

Police Neto iniciou campanha de passe livre para o dia do pleito. “Acho que para que essa eleição não corra o risco de ser contaminada pelo interesse econômico, tem que ter passe livre”, revelou o vereador, protestando: “é inaceitável que as votações sejam nas Subs (prefeituras). Você tem que ter pelo menos um posto de votação nos distritos. E aqueles distritos maiores precisam ter mais de um posto”, afirmou Police.
 Segundo o subprefeito Ricardo Pradas, o posto de votação ficará centralizado na Subprefeitura, mas a eleição dos conselheiros será por distrito.

Na area da Subprefeitura Lapa o distrito da Lapa vai eleger 7, o Leopoldina 5, Jaguaré 5, Perdizes/Pompeia 11, Barra Funda 5 e Jaguara 5.

Em 24 de agosto, após a audiência devolutiva do Plano de Metas da Subprefeitura (das 9h às 12h) serão conhecidos os indicados para a Comissão Eleitoral. A eleição dos conselheiros será em 8 de dezembro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA